Publicidade

Erechim

Clima de romance aquece as vendas

Por Ragnara Zago - Antônio Grzybowski
Foto Ragnara Zago

Neste sábado (10) as lojas do comércio erechinense estarão abertas até às 17h. A chegada do frio mais intenso e a proximidade do Dia dos Namorados promete aquecer as vendas no setores de vestuário, eletrodoméstico, perfumaria, flores e jóias e lembranças personalizadas. Compras acima de R$ 50 garantem cupons para concorrer a um jantar romântico para casal, por loja, na Villa Trentin. A promoção é da Câmara de Dirigentes Lojistas e vale para os estabelecimentos identificados que aderiram à campanha que encerra na terça-feira (12). "Além dos produtos e promoções, esta é uma motivação a mais para as vendas”, salienta a presidente da CDL Erechim, Arlei Cavaletti.

Estoque renovado

O Dia dos Namorados sempre é marcado por presentes. Este ano, em função da greve dos caminhoneiros, as lojas repuseram os estoques nos últimos dias, mas conforme o vice-presidente da CDL, Evandro Fhynbeen, até terça-feira (12) o consumidor pode se deparar com muitas novidades. “Nós sabemos que a greve atrapalhou um pouco o comerciante no quesito recebimento de mercadorias, mas tudo já está reposto e neste sábado teremos horário ampliado para favorecer o consumidor que não encontra tempo durante a semana para realizar suas compras”, completou Evandro.

Data romântica

Tradicionalmente, 12 de junho é uma data em que os casais enamorados costumam buscar presentes que surpreendam seus pares e, nesse ano, não deve ser diferente. Ainda assim, a expectativa é que produtos como roupas, calçados, perfumes, cosméticos e joias estejam entre os preferidos de homens e mulheres. Os ramos de consumo onde ocorrerem promoções de impacto, como o segmento de smartphones e outros eletrônicos, poderão atrair a atenção dos consumidores na reta final das compras.
Também é comum a inovação por parte de alguns namorados, que, de acordo com o poder aquisitivo, presenteiam "a outra metade" com presentes excêntricos, como carros, casa nova, viagens, joias e até cirurgia plástica. A reportagem do Jornal Bom Dia entrou em contato com alguns setores e constatou que a tradição dos presentes com maior valor afetivo e relação custo benefício deverá prevalecer. As lojas de lingerie, jóias e roupas são as mais procuradas.
De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS), o ticket médio dos presentes para o Dia dos Namorados deverá ficar em 103 nesse ano. 

Lingerie

Na Sedução Moda Íntima a procura maior por presentes é dos homens, segundo a gerente Eveline Baggio. “A expectativa é que até segunda-feira (11), as vendas aumentem, principalmente partindo do público masculino que compra corpetes, moda íntima, pijamas, tudo pensando na mulher amada. Nossa loja está recheada de novidades, basta vir e aproveitar”, destaca a gerente da loja especializada em lingerie.

Joias

Segundo a vendedora de umas das Lojas Provin, Josiane Smaniotto, as vendas crescem em até 50% na semana que antecede o Dia dos Namorados, principalmente na compra de alianças de compromisso. “As vendas aumentam muito sim, presentes como colares, brincos, anéis, com pingentes de coração ou o símbolo do infinito que representam o amor é o que mais vendemos. Mas nada supera a venda de alianças de compromisso, que aumenta em quase 50% dos demais dias”. 

Vestuário

No ramo de vestuário, segundo a gerente das Lojas Marolin as vendas aumentam muito. “Em função da mudança de estação e também do Dia dos Namorados estar perto, as nossas vendas aumentaram. O que mais tem saído como presente são os itens em tricô, jeans, casacos e a moda mais própria da temperatura”, firma Roseli. 

Tradição religiosa

A tradição do Dia dos Namorados também tem ligação com o aspecto religioso, pois é comemorado na véspera do Dia de Santo Antonio, considerado santo casamenteiro. A Igreja Católica não reconhece esta relação criada pela crença popular, pois segundo o padre Antonio Valentini Neto, assessor diocesano de comunicação, Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua, nascido em Portugal no dia 15 de agosto, foi reconhecido pelos aspectos da caridade, apoio na reconquista de coisas perdidas e por defender as famílias endividadas. 
Nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data também conhecida como Dia de São Valentim. No Brasil, ainda segundo Valentini Neto, não há registros oficiais sobre os elementos que instituíram o Dia dos Namorados no mês de junho.

Formas de expressão do amor

Criado ou não por interesse comercial, o Dia dos Namorados é celebrado por jovens e adultos de todas  idades. Se o "dinheiro está curto" para o presente, vale a dica para curtir a pessoa amada da maneira que achar melhor. A psicóloga da clínica Center Life, Aline Portella De Grandi, diz que o amor pode ser expresso de diversas formas. “Não tem como não pensarmos e compararmos o sentimento, a paixão, o amor que deve ser o que nos move, com o materialismo. Quem não gosta de ser presenteado? Ganhar um mimo, nem que seja de forma simbólica do nosso parceiro. Mas lembrando que isso é algo de momento, do específico dia 12 de junho. Mas e o amor como a gente rega ele, como presenteamos diariamente com sentimentos? Precisamos mostrar que não nos importamos apenas com o lado material, e sim com o sentimento que nutrimos todos os dias.

Enquete

Nas ruas pessoas é possível perceber que alguns consumidores já anteciparam a compra de presentes para o Dia dos Namorados. Leia os depoimentos.
“Este ano comprei um kit de perfumaria, pois é algo que ele gosta muito”.
Patrícia Nossal
Estudante de Medicina

“Ele queria muito uma camisa jeans, falou que estava na moda, aí resolvi atender exatamente o pedido dele."
Cristiane Delavechia
Técnica em Radiologia

 “Pensei em algo diferente desta vez, como um bom vinho, para que possamos usufruir juntos depois.”
Fernanda Gonzatto
Esteticista
 
“Estamos juntos há vários anos.Então a data não é mais uma novidade. Mas sempre procuramos passar juntinhos, indo jantar em algum lugar especial."
Gustavo Da Cruz
Empresário

Publicidade

Blog dos Colunistas