Publicidade

Cultura

capoeira.jpg

Associação de Capoeira será homenageada na Câmara

Sessão especial no Legislativo comemora os 20 anos da entidade cultural

Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Sessão especial no Legislativo comemora os 20 anos da entidade cultural

 Os 20 anos de história da Associação de Capoeira Angola Cultura Popular (ACACP) serão comemorados em uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Erechim. Marcada para próxima segunda-feira (25), a partir das 19h, a homenagem foi uma proposição da vereadora Sandra Picoli.

Liderada pelo mestre Roberto Bahia da Silveira, a associação desenvolve suas atividades em Erechim desde o ano de 1998. Sua história, porém, iniciou um ano antes, quando Bahia e Alex Bonacheski juntamente com outros capoeiristas em Viamão decidiram fundar a entidade, que teve seu registro de fundação no dia 13 de maio de 1998. Com a vinda do mestre para Erechim, o trabalho com a capoeira iniciado na região metropolitana de Porto Alegre, passou a ser desenvolvido na Capital da Amizade.

Erechim tornou-se a sede do grupo, que foi o primeiro de matriz africana, a levar para dentro das escolas de Erechim e da região, atividades da cultura Afro Brasileira, tais como, luta, dança, vestimentas, culinária, e rituais.

Em 2002 os membros do grupo fundam o Centro Cultural Africano, com sede na antiga estação férrea, local onde a associação segue até hoje desenvolvendo trabalhos com a Capoeira Angola, percussão e dança. O espaço é aberto a agregar todos os grupos que trabalhem com a cultura afro em Erechim.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas