Publicidade

Saúde

Berçário HC.jpg
maternidade hc.jpg

Maternidade: a vida começa aqui

Nesta terça-feira inicia o 66º Curso de Gestantes promovido pelo hospital

Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Nesta terça-feira inicia o 66º Curso de Gestantes promovido pelo hospital 

Ao longo das décadas, a Maternidade do Hospital de Caridade de Erechim já viu nascer dezenas de milhares de crianças de vários pesos e tamanhos. Saudáveis ou que demandavam cuidados especiais. Só nos primeiros 150 dias de 2018, foram mais de 360 nascimentos registrados - 2/3 deles de Erechim e o restante, em sua maioria, vindos dos demais municípios do norte gaúcho.

Em comum, contudo - independente do local de origem - sempre esteve o cuidado da equipe médica, de enfermagem e dos demais profissionais envolvidos neste delicado e único processo. Para o HC, não basta possuir o que há de mais moderno para a prática obstétrica - até por que, nada substitui o contato. A empatia. O amor que se coloca antes, durante ou após o parto.

Curso de Gestantes

Soma-se a esta série de serviços de excelência o tradicional Curso de Gestantes do HC, que chega a 66ª edição. Com início nesta terça-feira (3), as atividades seguem nos dias 4, 10 e 11 de julho. Destinadas às futuras mamães e acompanhantes, o curso - que é gratuito - abordará, a partir da perspectiva e experiência de profissionais de diversas áreas da saúde, os aspectos clínicos da gestação; tipos de parto; desenvolvimento do bebê e cuidados com o recém nascido; cuidados posturais na gestação; amamentação e cuidados com as mamas; saúde emocional na gestação e puerpério; direitos da criança; Medicina Fetal HC; entre outros.

 

Momento inesquecível

A Maternidade do Hospital de Caridade está preparada para transformar um dos momentos mais importantes da vida do casal - o nascimento do bebê - em algo inesquecível, aconchegante e prazeroso, com quartos e suítes decorados e adaptados a todas as necessidades da mãe e do bebê.

Conta com uma equipe multidisciplinar de obstetras, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos que, juntos, oferecem um serviço especializado e capacitado para desempenhar de maneira integrada, acolhedora e segura a assistência nos seguintes setores: Maternidade, Centro de Parto Normal, Centro Cirúrgico, Berçário e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

A estrutura da Maternidade está localizada no 1º andar do HC e conta com 15 leitos - entre suítes, quartos privativos e semiprivativos - além do posto de enfermagem e demais salas de atendimento.

 

Berçário

Após o nascimento, todo recém-nascido fica em observação para o acompanhamento de sua adaptação fora do útero e até a recuperação da mamãe. Essa transição ocorre no berçário, um local seguro e muito especial. O berçário do Hospital de Caridade está localizado junto à maternidade, com toda a infraestrutura necessária para um atendimento ágil e eficaz por parte dos médicos e enfermagem.

Dispõe de todos os equipamentos e materiais necessários à recepção e admissão dos recém-nascidos, além de propiciar que familiares possam ver o bebê, tornando assim o atendimento mais humanizado. 

O berçário do HC ganhou projeto arquitetônico, climatização e decoração especiais, que tornam o local alegre, confortável e acolhedor.

 

UTI Neonatal

A UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Erechim está qualificada para o atendimento dos recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais. Conta com equipe multiprofissional altamente qualificada para promover atendimento humanizado e personalizado aos bebês. Sua infraestrutura conta com seis leitos, dispondo de todos os recursos necessários para assegurar a melhor assistência e segurança ao bebê e seus familiares. 

 

Humanização no atendimento 

Ao lado da melhor infraestrutura e avançada tecnologia há, da parte do Hospital de Caridade, a permanente busca da humanização do tratamento que dispensa aos seus clientes. Este é um processo que percebe o ser humano em sua integralidade e individualidade, indo além da patologia que o trouxe ao Hospital.

Algumas ações voltadas à humanização, desenvolvidas na UTI Neonatal:

• Acesso diferenciado dos pais para realizar as visitas ao bebê, conforme rotinas da unidade, objetivando o maior contato possível com os pais;

• Adoção do método canguru que favorece o contato pele a pele entre o bebê e seus pais, auxiliando na sua recuperação;

• Uso de redinhas de repouso nas incubadoras que abrigam recém-nascidos prematuros ou abaixo do peso. O método acalma e ajuda no desenvolvimento das crianças, pois o aconchego da rede simula o espaço intrauterino da mãe. As redes são confeccionadas pelas costureiras do próprio Hospital. Os bebês permanecem de trinta minutos a uma hora por dia, dependendo da adaptação de cada um;

• A musicoterapia é outro método utilizado para acalmar os bebês na UTI Neonatal do HC. Nas horas de musicoterapia, a equipe aumenta o cuidado para se comunicar em tom de voz mais baixo, os recém-nascidos escutam músicas clássicas, sons de natureza e canções de ninar. O objetivo é proporcionar sensação de relaxamento e calma;

• Uso do ninho para recém-nascidos prematuros, um recurso que simula o conforto que o útero da mãe proporciona ao bebê. Essa prática gera um ambiente tranquilo, seguro, aconchegante e protetor, auxiliando no desenvolvimento do bebê, no ganho de peso, na melhor resposta ao tratamento, reduzindo o estresse e trauma emocional.

 

Centro de parto normal

O Centro de Parto Normal está situado junto à Maternidade, equipado com toda a tecnologia necessária e com profissionais capacitados para recepcionar as pacientes e encaminhar todos os procedimentos necessários ao atendimento.

 

Apartamentos e suítes

O Hospital de Caridade dispõe de acomodações em quartos semiprivativos, apartamentos e suítes concebidos para que a mamãe, o bebê e os familiares tenham o máximo de conforto e segurança. Todos os apartamentos e suítes são equipados com TV a cabo e wireless para internet.

 

Plano Nascer

Especialmente criado para facilitar o acesso à infraestrutura do HC, o Plano Nascer é sinônimo de tranquilidade e segurança nos momentos que antecedem ao nascimento do bebê. A proposta é simples: os pais se preparam e, com antecedência de 6 meses, podem financiar o pagamento dos custos hospitalares. Entre os diferenciais, além do teste de orelhinha, está a possibilidade dos pais filmarem o nascimento do bebê com equipe de profissionais capacitados, registrando os principais momentos, da chegado ao hospital, passando pelo primeiro contato até a emoção dos familiares. Para mais informações, (54) 3520 8422, ou agende uma visita à maternidade.

 

Medicina Fetal CDI-HC

Extremamente útil para a orientação do casal, a Medicina Fetal é uma área que visa o acompanhamento detalhado da gestação por meio de orientação genético-reprodutiva e ultrassonografia, sempre objetivando o bem-estar da mãe e do bebê. 

Atualmente, os mais modernos aparelhos (como o que está no HC), permitem avaliar o feto de forma não-invasiva, reduzindo os riscos para mãe e filho por meio de diagnóstico precoce, prevenindo problemas e buscando garantir a qualidade de vida. Mais informação (54) 3520 8484 e (54) 3520 8415.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas