Publicidade

Cultura

teatro.jpg

Festival de Teatro de Erechim

Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A partir de agora Erechim terá Festival de Teatro – âmbito regional e âmbito estadual. Na noite de segunda-feira (2), a aprovação do Projeto de Lei Executivo pela Câmara Municipal de Vereadores, permitiu que o Município passe a ser grande palco das artes cênicas. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo empenhou-se na tarefa de aprovar o Festival de Teatro de Erechim com a finalidade de fomentar as atividades teatrais na comunidade, difundir a produção teatral gaúcha e proporcionar o acesso da comunidade à cultura.

Em novembro de 2017, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo iniciou as tratativas com o Instituto Estadual de Artes Cênicas, para retomar a realização do evento dentro da programação dos 100 anos do Município.

O Festival de Teatro de Erechim – Âmbito Regional acontecerá de 28 de agosto a 1 de setembro deste ano no Centro Cultural 25 de Julho e estará aberto para a participação de grupos dos 32 municípios da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) e três da AMUNOR (Associação dos Municípios do Norte do Estado).

Já o Festival de Teatro de Erechim - Âmbito Estadual, acontece de 11 a 15 de dezembro e estará contemplando grupos vencedores de festivais realizados em outras cidades do Estado nas categorias infantil e adulto. Para que possa participar, o grupo deverá ter vencido algum festival no Estado.

Através da parceria da Secretaria Municipal de Educação, os alunos das escolas municipais serão envolvidos na programação, participando como público expectador nas peças infantis, através de agendamento de acordo com a faixa etária e perfil de cada espetáculo. Já as peças adultas, irão atrair públicos de diferentes idades, incentivando a formação de plateias.

Em busca de conhecimento e troca de experiências, a Secretária de Educação e interina de Cultura e Turismo, Vanir Clara Bombardelli, o Diretor de Cultura, Fernando Losado e a Assessora do Departamento de Cultura, Tainete Farina, realizaram algumas visitas e participações em eventos.

Reuniram-se com a Diretora do IACEN/RS na capital do Estrado, também visitaram a Secretaria de Cultura de Chapecó (SC), que realiza o Festival Nacional de Teatro e recentemente participou do Festivale (Festival de Teatro do Vale do Paranhana), que está em sua 25ª edição na cidade de Rolante, oportunidade em que foi possível divulgar o Festival de Erechim, prestigiar os espetáculos, debates e realizar a troca de experiências com avaliadores e comissão organizadora.

Erechim já foi a sede do Festival Gaúcho de Teatro Amador, evento que trazia o que havia de melhor em produções artísticas teatrais do Estado, atraindo turistas e proporcionando à comunidade momentos de crescimento cultural. A 18ª Edição, que ocorreu em 2007, foi a última do Festival.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas