Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,13

Publicidade

Região

Prefeito de Barão de Cotegipe preocupado com a saúde regional

Por Paola Seibt - paola@jornalbomdia.com.br
Foto André Medeiros

Pulso firme com receita, gestão e planejamento são as prioridades   

Prefeito por dois mandatos em Barão de Cotegipe, Vladimir Farina (PP), que é agricultor e comerciante, retorna ao Executivo pela terceira vez em 2017. O primeiro cargo eletivo que exerceu foi o de vereador de 1993 a 1996. Eleito com uma diferença de 750 votos na eleição municipal 2016, conta que essa foi uma vantagem histórica no município. Segundo Farina, isso se deve a característica do seu mandato que foi o de estar próximo da comunidade. “Acho que isso foi a nossa marca. Quando éramos procurados pelos agricultores e pela população sempre atendíamos muito bem, dávamos atenção. Às vezes, você não consegue fazer o trabalho, mas tem que dar uma atenção para a comunidade. Eu fui um prefeito que visitei muito o interior, andava a pé e é assim que você vê os trabalhos,” explica.  Para ele, a outra particularidade foi o trabalho de oito anos desenvolvido com um bom grupo de profissionais que conseguiu deixar o município bem organizado em todos os setores.

De acordo com Farina, o maior êxito durante o período em que esteve a frente do Executivo municipal foi com relação a agricultura.  “Conseguimos fazer um bom trabalho, instalar redes de água, máquinas para limpeza de aviário, caminhões para dejetos de suínos e vários equipamentos. Foi um trabalho grande e é isso que temos que continuar. Ainda hoje a maior arrecadação vem da nossa agricultura que está passando por um bom momento e eu acho que aqueles agricultores que sobraram tem que receber apoio. Uma coisa que mudou da minha primeira campanha há doze anos é que não se encontra mais jovens no meio rural. Os filhos não estão dando continuidade e muitos já vieram para a cidade, agora os pais estão só esperando a aposentadoria para sair também,” lamenta.  O futuro prefeito diz que Barão de Cotegipe tem potencial em avicultura, suinocultura, bacia leiteira e no plantio de soja e milho.

Saúde regional

Entre as preocupações do futuro prefeito está a saúde regional. “Temos que pensar com todos os prefeitos para tomar algumas atitudes, porque a maioria dos municípios não tem mais hospitais e os que têm estão passando por dificuldades. Acho que temos que nos reunir e procurar fazer um trabalho em conjunto. Quem sabe um hospital regional ou aumentar a capacidade da Fundação Santa Terezinha, pois é ela que dá suporte para os outros,” diz.

Metas

Sobre as metas para Barão de Cotegipe, Farina afirma que quer fazer uma boa gestão e atuar com planejamento “para fazer mais com menos. Só assim você consegue devolver para a comunidade algum retorno,” completa.  Ele acrescenta que quando prefeito, sempre foi muito seguro e pulso firme com as contas e pretende continuar administrando desta maneira.

Com relação a receita de Barão de Cotegipe, disse que ela não tem se alterado muito se comparado ao seu último período como gestor. No entanto, revela que as despesas aumentaram. “O nosso município é um dos que mais cresce na região em termos de população, estamos hoje com uns 8.500 habitantes e a receita é a mesma. Isso é uma das principais preocupações. Temos que investir na agricultura, indústria e comércio. Colocar em retorno para estas pessoas que devolvem orçamento para o município, e é isso que vamos ter que priorizar, tirar algumas despesas supérfluas que não são necessárias e quem sabe investir de onde vem o retorno,” aponta.  

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas