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Economia

Comércio preparado para a Black Friday

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins

Descontos oferecidos nesta sexta-feira devem movimentar as lojas de Erechim e as vendas online

Grandes descontos e lojas movimentadas. Isto é o que se espera para esta sexta-feira (25) com a já tradicional Black Friday. A ação de vendas anual já está movimentando o comércio desde o início desta semana. Basta passear pelas ruas para perceber os inúmeros cartazes chamando para as ofertas que variam de 10% até 70%. Originada nos Estados Unidos, a iniciativa vem se consolidando em Erechim há pelo menos três anos, quando começou tímida.

A projeção, segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim, é de alavancar vendas. “A gente espera um comércio movimentado para esta sexta-feira, já que as lojas preparam muitos descontos reais. Como muitos já estão recebendo parcelas do 13º salário, estimamos boas vendas”, pontua Lindanir Canelo.

A dirigente destaca ainda que a data é uma grande oportunidade tanto para o comércio, que pode garantir renovação de estoques com a saída de mercadorias que entram em liquidação; quanto para o cliente, que pode garantir produtos com preços especiais. “A expectativa é de que muitos aproveitem inclusive para adiantar presentes de Natal”, pondera.

FCDL-RS estimula pesquisas de preços

A Federação das CDLs do RS estima que a edição da Black Friday em 2016 deverá apresentar um incremento de 32% nas vendas na comparação com 2015, alcançando um patamar de R$ 2 bilhões. Para o Rio Grande do Sul as projeções indicam que os consumidores devem comprar em torno de R$ 120 milhões em produtos, dentro da lógica de expansão do cenário nacional.

A entidade estimula os consumidores a fazerem a comparação de preços entre as lojas participantes e não participantes da promoção, valorizando as lojas físicas do comércio gaúcho.  “É importante que as lojas espalhadas pelo nosso estado recebam a visita dos consumidores neste dia. O varejo gaúcho, que está evoluíndo muito nas negociações com os fornecedores, possui totais condições de oferecer preços competitivos e efetuar a pronta-entrega dos produtos desejados pelos clientes, um ganho substancial na comparação com a compra feita via internet, que pode demorar de sete a quinze dias para chegar - ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

A Federação indica que a melhor estratégia para o consumidor ficar satisfeito com as compras no dia 25 de novembro é pesquisar não só preço, mas também prazo de entrega, termos de garantia e instalação e procedimentos necessários para a reposição de produtos que cheguem danificados. Este último item é especialmente importante para aqueles que buscam antecipar as compras para o Natal, o que pode ser tempo insuficiente para a troca de produtos comprados pela internet.

Comércio online

Quem também se prepara todo o ano para a data é o comércio online. Descontos que chegam a até 80% ou 90% mobilizam clientes que se organizam para compras logo após a meia noite. Confira sites e ferramentas para ficar de olho durante a data que reúnem as melhores ofertas, comparam preços e permitem checar se os descontos oferecidos são realmente vantajosos:

Site oficial da Black Friday www.blackfriday.com.br

Das 00h de 25 de novembro às 23h59 do mesmo dia, os consumidores terão a oportunidade de economizar em diversos setores durante a BlackFriday.com.br. No site oficial terão descontos de grandes varejistas como Hering, Marisa, Natura e Passarela.

Busca Descontos www.buscadescontos.com.br

Portal com foco exclusivo em promoções e que tem como diferencial o serviço de cupons de descontos, o Busca Descontos reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.

EconoVia www.econovia.com.br

O site EconoVia é especializado na comparação de preços de produtos eletrônicos, que são um dos destaques da Black Friday. A plataforma permite pesquisar o preço de um produto em diferentes lojas e mostra o valor médio do item pesquisado para facilitar a comparação.

Já cotei www.jacotei.com.br

JáCotei é uma página de comparação de preço. O site desenvolveu um gráfico para os consumidores analisarem a variação de preços nos últimos meses e que sinalizará as ofertas que tem descontos reais. Além disso, possui uma extensão para o Google Chrome que irá avisar se houver uma melhor oferta em outra loja. Um dos diferenciais do JáCotei é ser o único comparador de preços que dá pontos Multiplus e milhas Smiles nas compras feitas através do site.

Buscapé www.buscape.com.br

Empresa líder global em comparação de preços. Para a Black Friday, o site contará com o Histórico de Preços, que monitora a oscilação dos preços de produtos; o Te Protege, que reembolsa o consumidor em compras de até R$ 5 mil, caso a loja não entregue o produto apropriadamente; e o Alerta de Preços, que avisa o consumidor quando o produto que ele deseja atingir o preço que quer pagar.

Baixou Agora www.baixou.com.br

O Baixou Agora é um plugin para Chrome que permite o monitoramento das mudanças de preço de um produto. A extensão dá a certeza de que o valor na Black Friday está mesmo com desconto maior.

Alerta: É preciso ter cuidado com as ofertas, já que a data é alvo de fraudadores e criminosos virtuais que visam tirar benefícios com o desvio de recursos e produtos por meio de propagandas enganosas ou falsas promoções.

Orientações do Procon

Confira outras dicas do Procon RS para evitar armadilhas e fazer boas compras:

Maquiagem dos preços - Algumas lojas aumentam o valor do produto antes da Black Friday e retornam ao preço original na data anunciando descontos. O ideal é o consumidor pesquisar qual era o valor do produto antes do período da promoção para entender se o desconto realmente está valendo a pena.

Forma de pagamento - Prefira pagar suas compras online com o cartão de crédito, em vez de boleto ou por transferência bancária. Dessa forma o cancelamento é mais fácil, caso ocorra algum problema com a entrega do produto. Procure saber o número do telefone de contato ou o endereço para que possa reclamar, caso algo dê errado.

Política de trocas - O direito de arrependimento somente pode ser usado para aquelas compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por exemplo, aquelas realizadas por meio de catálogo, Internet, correspondência, telefone). Até o prazo de sete dias do ato da compra ou do recebimento do produto o consumidor poderá desistir da compra realizada e devolver o produto, recebendo seu dinheiro de volta, corrigido monetariamente, e as despesas de postagem. No caso da compra presencial, por exemplo, as regras mudam. Cor ou tamanho não são defeitos e não obrigam o fornecedor ou o lojista a trocar o produto.

Vícios - Caso apresente um defeito (a lei específica como vício), o produto deverá ser enviado à assistência técnica autorizada e o Fornecedor tem um prazo de, no máximo, 30 dias para resolver o problema. Para precaver-se, exija sempre a nota fiscal ou cupom fiscal nas compras e guarde esse comprovante já que, para usar a garantia você precisará apresentar a nota de compra. O consumidor deve estar ciente que muitos produtos estão em liquidação por haver um pequeno defeito ou vício. Se o lojista informar este defeito no ato da venda e o consumidor aceitar adquiri-lo desta maneira, deverá conformar-se com o defeito do produto, pois estava ciente ao comprá-lo.

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