24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Ignês Terezinha Eccel Fiebig ganha nome de rua

Nome da ex-rainha do Clube 14 de julho ficará eternizado em artéria de Erechim

teste
familiares e amigos prestigiaram a votação do projeto de lei
Por Assessoria de imprensa
Foto Carlos Silveira

Por meio de projeto de lei proposto pelo vereador Ernani Mello (PDT), o poder Legislativo erechinense aprovou a criação da “Rua Ignês Terezinha Eccel Fiebig – Comerciária”. A artéria localizada no Loteamento Fiebig terá o nome da mulher que nasceu em Erechim no ano de 1930, foi rainha do Clube 14 de Julho e morreu no ano de 2012.

Ao defender a aprovação do projeto de lei o vereador Ernani Mello resgatou a trajetória da homenageada.

Sobre Ignês

Ignês Terezinha Eccel Fiebig, era filha de Rosa Donida e Raymundo Eccel. A família Donida, de origem italiana, atuava no comércio local. Se estabeleceram em Erechim, assim como as famílias Giacomoni, Trombini, Carlon, Illa Font e Demarco e tantas outras que aprenderam a honrar nossa Erechim.

Ignês cresceu na área urbana do município, onde ingressou na escola. No período de férias, passava seu tempo no campo. Assim como as moças de sua época, dedicava-se ao bordado, crochês e a arte culinária. Em 08 de janeiro de 1948, em um baile de gala, foi coroada a tainha do Esporte Clube 14 de Julho. Ativa da sociedade erechinense, Ignês frequentava o Café Grazziotin e o Cine Ideal, onde conheceu Narciso José Dagoberto Fiebig.

As famílias de Raymundo Eccel e Emílio Fiebig Filho comemoraram o casamento de seus filhos Ignês Terezinha e Narciso José no dia 12 de fevereiro de 1955 na Igreja Matriz São José. Na oportunidade, familiares e convidados foram recepcionados no Esporte Clube 14 de Julho.

 “Ignês, a princípio, se dedicou ao lar e logo depois começou a trabalhar no comércio de calçados com o esposo. Fixaram residência na Rua Santa Catarina, onde viveram anos de alegria, companheirismo e dedicação a família e ao trabalho. Faleceu no dia 31 de Julho de 2012, deixando um legado de mulher alegre, forte e guerreira que ficará para sempre na memória e nos corações de seus familiares e amigos”, finalizou Ernani.

Ignês Terezinha Eccel Fiebig era mãe de três filho: Gilmar, Nádia e Marta. Deixou sete netos e um bisneto.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas