Sete motivos para que todo cliente tenha uma chave reserva
Quem trabalha como chaveiro sabe muito bem a importância de ter uma cópia reserva para suas chaves, especialmente as chaves do carro. Isso ajuda a evitar vários problemas e imprevistos, poupando tempo, energia e dinheiro. Porém, é bem difícil convencer um cliente de que ele deve investir em uma chave reserva para seu carro.
Muitos motoristas acreditam que esse recurso não passa de um luxo desnecessário e um desperdício de dinheiro, pois a chave fica guardada por muito tempo até ser necessária. Isso não está errado, mas ainda há bons motivos para comprar uma chave nova e deixá-la pronta para qualquer emergência.
Quer aprender como convencer seus clientes da importância de ter uma chave reserva para o carro? Então confira estes sete argumentos que você pode usar.
1. Economia nos custos
Digamos que um motorista esteja voltando para casa no meio da noite e vai dar partida no carro. Ele não liga e ele percebe que sua chave parece estar danificada. O que pode ser feito nessa hora? Chamar um chaveiro 24 horas? Sim, mas devido ao horário e urgência, você terá que cobrar mais caro que o normal pelo serviço.
Nessa hora, você pode recomendar que ele faça uma chave reserva para emergências. No fim das contas, é mais barato para o cliente ter a chave em mãos agora do que ter de pagar por uma cópia em cima da hora.
2. Economia de tempo
Outra questão importante é que, quando o cliente perde suas chaves principais ou elas apresentam algum defeito, é necessário esperar um bom tempo até que a nova cópia esteja pronta e entregue, especialmente se o serviço foi repentino. Até você completar o serviço, o cliente vai ficar sem poder usar o carro, o que é bem inconveniente.
Por outro lado, se ele tivesse uma chave reserva à mão o tempo todo, já poderia retomar suas atividades imediatamente, preocupando-se em fazer uma nova chave reserva logo em seguida, quando tiver mais tempo livre. Um argumento assim quase sempre convence os motoristas mais apressados ou que possuem alguma urgência em dirigir.
3. Compartilhamento do veículo
Em muitas casas de família é comum que um casal divida o mesmo carro, cada um utilizando o veículo em momentos diferentes. Porém, isso também cria a inconveniência de sempre ter de levar a chave de um lado para o outro. E, quando alguém sai e leva a chave sem querer, o outro fica sem acesso ao carro.
Se o cliente menciona que esse é o caso, então mostre que ter uma chave extra é uma boa forma de evitar discussões e desentendimentos. Como cada um tem a sua, basta caminhar até o veículo e usá-lo, sem ter de passar a chave de mão em mão. Isso economiza tempo e poupa algumas dores de cabeça.
4. Facilidade na criação de futuras cópias
Para que você, o chaveiro, faça uma nova chave, vai precisar da original primeiro, para servir como referência. Sem isso, o serviço não pode ser feito. Porém, isso também significa que, enquanto a nova chave está em preparação, o cliente também vai ficar um tempo sem poder dirigir. O que é bem ruim se o cliente utiliza o carro com muita frequência.
Se, por outro lado, ele tem uma chave reserva à sua disposição, isso não é tanto um problema. Quando a original começar a apresentar alguns defeitos, basta pedir a reserva para realizar uma cópia. O cliente pode descartar a original depois, quando ela não for mais utilizável. Dessa forma, ele não terá de se preocupar tanto com o tempo perdido sem poder dirigir por causa da falta da chave.
5. Revezamento para maximizar durabilidade
Algo que muitos motoristas fazem para maximizar o uso dos pneus é um rodízio. Ou seja, os pneus da frente e de trás, que se desgastam em ritmos diferentes, são trocadas de lugar para aumentar o intervalo entre as compras de novos jogos de pneus. De certa forma, o mesmo princípio é válido para o uso das chaves do carro também.
Por exemplo, usar a chave principal por uma semana, depois trocar para a segunda e assim por diante, ajuda a ampliar a durabilidade de ambas. Isso faz com que o desgaste continuado de cada uma das chaves seja menor, minimizando a frequência com a qual o motorista precisa comprar cópias novas. É uma dica bem simples para oferecer aos seus clientes e que contribui bastante com a sua credibilidade.
6. Diminuição de problemas com o roubo de chaves
Se uma das chaves do veículo for perdida ou roubada, então o carro está em perigo de ser furtado a qualquer momento. Nesses casos, ter a chave reserva com você ou próxima pode salvar. É possível usá-la para retirar o veículo do local e colocá-lo em segurança antes que alguém tente levá-lo.
Depois que não estiver mais em risco, o motorista pode ir ao chaveiro e pedir para que ele faça a recodificação das chaves. Isso faz com que a chave original, que foi perdida, não seja mais útil para abrir aquele veículo, deixando seu carro seguro novamente. Isso consome algum tempo, mas ainda é uma opção um pouco mais prática e segura.
7. Para quando a chave ficar trancada no carro
Quase todo motorista já passou por essa situação ou conhece essa história: um carro que tranca a porta automaticamente ao fechar, mas o motorista esqueceu as chaves dentro do carro, geralmente na ignição. Não há como abrir, então é necessário chamar um chaveiro, o que sai bem caro e não dá muito retorno.
Se o cliente tiver uma chave extra em casa ou na posse de outra pessoa também pode economizar bastante nessas horas. Além de evitar os custos de uma chamada de emergência, ela também poupa o tempo que seria necessário para abrir o veículo.