Blog do Marlon Santos

Marlon Santos

Clarividência e clariaudiência

Por Marlon Santos
Foto Divulgação

Clarividência e clariaudiência

Marlon Santos

Definição de clarividência - (de clari + vidência). Faculdade de conhecimento extra-sensorial consistente em pacientes, em estado sonambúlico, de transe ou de vigília, perceberem imagens ou acontecimentos por meio de obstáculos, isto é, de corpos opacos. J. Grasset desfaz-nos a confusão entre vidência e clarividência, quando deixa à palavra Clarividência o seu significado etimológico de faculdade de ver por meio de corpos opacos, portanto à distância, pouca ou longa.

Definição de clariaudiência - (de clari + audiência). Faculdade mediúnica consistente na audição, com nitidez, de vozes dos Espírito.

Clarividência na Parapsicologia - Capacidade de perceber visualmente sem usar o sentido da vista, cenas, imagens, seres, tanto visíveis como invisíveis para as pessoas comuns, está ligada à função psi-gama na classificação de Rhine. Este vocábulo adquiriu ao longo do tempo um significado mais amplo, abrangendo toda a gama de fenômenos compreendida pela criptestesia geral na nomenclatura de Riche.

Captação das percepções - Toda percepção é mental… Ainda mesmo no campo das impressões comuns, embora a criatura empregue os ouvidos e os olhos, ela vê e ouve pelo cérebro, e, apesar de o cérebro usar as células do córtex para selecionar os sons e imprimir as imagens, quem ouve e vê na realidade, é a mente. Todos os sentidos na esfera fisiológica, pertencem à alma, que os fixa no corpo carnal, de conformidade com os princípios estabelecidos para a evolução dos Espíritos reencarnados na Terra. Somos, por outro lado, receptores de reduzida capacidade, à frente das inumeráveis formas de energia que nos são desfechadas por todos os domínios do Universo, captando apenas humilde fração dela.

Clarividência e clariaudiência - Atuando sobre os raios mentais do medianeiro, o desencarnado transmite-lhe quadros e imagens, valendo-se dos centros autônomos da visão profunda, localizados no diencéfalo, ou lhe comunica vozes e sons, utilizando-se da cóclea. Portanto, pela associação dos raios mentais entre a entidade e o médium dotado de mais amplas percepções visuais e auditivas, a visão e a audição se fazem diretas, do recinto exterior para o campo íntimo, graduando-se, contudo, em expressões variadas.

Vidência e audiênica, médiuns videntes - São dotados da faculdade de ver os Espíritos. Pode-se dar no estado normal ou sonambúlico. Médiuns auditivos: ouvem a voz dos espíritos, algumas vezes uma voz íntima que se faz ouvir na consciência, de outras vezes é uma voz exterior, clara e distinta como a de uma pessoa viva.

 

 

Leia também

  • Sobre alguns Chacras

    Em sânscrito é chamado de anahata. Está situado sobre o osso externo, ao nível do coração. Sua ativação, e correto funcionamento, é de capital importância no processo de soerguimento espiritual do SER, pois tanto para o corpo Físico como para o corpo Astral é ele o registrador das emoções

  • Biografia resumida de Chico Xavier

    Francisco Cândido Xavier, mais conhecido por Chico Xavier, é considerado o médium do século e o maior psicógrafo de todos os tempos

  • A sentença divina

    Já no meio do ciclo evolutivo da Terceira Raça, o núcleo mais importante e mais quantitativo de pessoas se situava na chamada Lemúria, foi quando nas esferas espirituais passou a ser considerada a situação da Terra e trabalhada a questão de migração para ela de povos de outros locais mais adiantados do Universo. Tudo isso ocorreu com vistas a proporcionar ao homem deste Planeta o estímulo e a ajuda direta para a sua complicada e árdua luta pela evolução da própria espiritualidade.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Áries
21/03 até 20/04
Hoje temos a Lua nova que ocorre no setor amoroso dos...

Ver todos os signos

Publicidade