Blog do Lindanir F. Canelo

Linda (26).JPG

Dicas para o amigo secreto

Por Lindanir F. Canelo

Estamos chegando ao final de mais um ano e a brincadeira do Amigo Secreto já se tornou uma das tradições de fim de ano. A festa reúne amigos, familiares ou colegas de trabalho e de cursos para confraternizar e trocar presentes.

Acredita-se que o Amigo Secreto tenha vindo dos povos nórdicos, mas também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos.

É de costume entre familiares fazer pequenas brincadeiras com as pessoas sorteadas, como por exemplo, usar um fato marcante da sua vida, ou uma parte engraçada do seu perfil.

Geralmente, os presentes têm valor pré-estipulado. Respeite o limite. Gastar mais pode ser interpretado como bajulação.

Alguns presentes são escolhas elegantes e podem ser dados sem erro. Exemplos: Livro, lançamento em DVD e objetos relacionados ao ‘hobby’ da pessoa. Informe-se se o sorteado pratica algum esporte ou se coleciona algum objeto, por exemplo.

Um toque personalizado por você trará muito charme a seu presente!

Outra dica para dar mais emoção à brincadeira, os participantes podem criar um grupo no WhatsApp para trocar mensagens, anônimas ou não, entre si! Funciona como se fossem bilhetinhos enviados entre os membros do grupo.

Um dos mais divertidos é também conhecido como amigo-secreto chinês, nesta brincadeira o que fica secreto é o presente, e não o amigo. Cada participante deve comprar um presente que gostaria de ganhar, algo bem interessante, e deve embrulhá-lo de uma maneira que não seja possível descobrir o que está dentro da embalagem, para se tornar um presente totalmente surpresa.

Quero trocar o presente

“Coloque todos os pacotes de presente dentro de uma cesta ou em cima de uma mesa. Anote os nomes dos participantes e coloque-os em uma caixinha. Sorteie um a um e cada sorteado tem direito a ir ao monte de presentes escolher o que mais lhe agradar. Ele pode decidir sem abrir o pacote e só fazer isso depois da escolha.

O primeiro a escolher não terá direito a trocar o presente, mas a partir do segundo, se achar que o do número 1 é melhor que o que escolheu, tem direito a roubá-lo. E assim por diante. O primeiro que foi sorteado, no final terá direito a escolher o presente que quiser. A graça desse tipo de Amigo Secreto é caprichar na embalagem, quem sabe colocando presentes pequenos em grandes caixas…

Amigo da “Onça” ou Inimigo Secreto

Este tipo de amigo oculto pode ser planejado junto ao amigo secreto convencional. Mas lembre-se que só poderá ser feito entre pessoas muito amigas e que estão acostumadas a brincar umas com as outras, pois já se conhecem.

Consiste em cada participante desenvolver ou comprar para o “amigo da onça” algo que venha contra as suas ideias pessoais, tentando “chatear”, no bom sentido, aquele quem você tirou. Por exemplo, para um careca fazer uma peruca de meia tecida com fios de lã. Para um gremista, dar algo do internacional etc. O que vale é o bom humor de todos na hora de abrir os presentes. Geralmente, essa brincadeira é feita junto com a festa convencional de amigo secreto, na qual a pessoa abre os dois presentes juntos.

Este tipo de amigo secreto é feito em estilo relâmpago, ou seja, os participantes compraram um presente ‘unisex’ em valor previamente estipulado para a festa. Na hora, os nomes de todos são anotados e colocados em uma caixa. Cada participante deve tirar um papel e ficará sabendo na hora seu amigo oculto.

Esse tipo de amigo secreto é feito, geralmente, quando as pessoas não têm muito tempo sobrando para sortear com calma o seu amigo e os presentes devem ser unissex.

Enfim, o sorteio se faz de qualquer forma, mas na hora da revelação, o participante lê uma série de dicas sobre a pessoa e os outros têm que adivinhar quem é. Peça para cada participante fazer uma ficha com dez dicas fáceis ou difíceis sobre seu amigo.

Leia também

  • Dicas de moda para baixinhas

    As roupas que usamos são capazes de criar ilusões de ótica.

  • Dia das Mães

    Elas sempre dizem que não precisa. Nunca aprendem que, mesmo não precisando, a gente tem o prazer de homenageá-las, ainda mais no Dia das Mães, celebrado no domingo, dia 13. Para isso, algumas dicas para os mais variados perfis de mãe: fitness, fashionista, cult, ecológica, gourmet... E elas podem se encaixar em mais de um perfil porque, claro, são muitas em uma só.

  • Como usar saia e calça de vinil

    Com esse tecido mais estruturado, você pode montar looks bem descolados. Você já deve conhecer o tecido vinil, que é bem estruturado (assim como o couro) e bem brilhante, como se tivesse uma camada de verniz. Ele deixa as peças de roupas com um toque anos 90 e futurístico ao mesmo tempo e é uma ótima opção para montar um look descolado.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
A Lua nova ocorre no setor doméstico e familiar dos...

Ver todos os signos

Publicidade