Euro R$ 4,01 Dólar R$ 3,25

Blog do Gleison Wojciekowski

Los Bravos.jpg

Milvo Mattia - de Los Bravos ao LR Banda Show

Por Gleison Wojciekowski

O músico desta semana membro de uma família de músicos tem uma carreira de quarenta anos com a qual ganhou a vida, sustentou sua família, criando seus dois filhos, os quais hoje também estão nessa profissão, seu nome Milvo Mattia.

Milvo Mattia nasceu em Mariano Moro, no dia 20 de dezembro de 1949, filho de Armando Mattia e Luiza Lucini, mas sua família remota a região de Beluno, na Itália, de onde seu bisavô Ricardo Mattia veio para Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Milvo Mattia tem como seus avós paternos João Mattia e Margarida Delai, e os maternos José Lucini e Maria Salvi, esta última família especialmente, com grande número de parentes ligados a música, principalmente no estado do Paraná.

Seu interesse pela música vinha através de seus familiares, porém Milvo teve acesso a educação musical formal durante seu período de estudos no seminário Nossa Senhora de Fátima em Erechim, quando ingressou aos 13 anos de idade, onde teve aulas com o padre Inácio Werlang.

Sua carreia teve início no dia primeiro de janeiro de 1971, quando tocou seu primeiro baile com o conjunto musical Los Bravos. Grupo este formado quase que exclusivamente por Milvo e seus irmãos, pois a formação do conjunto musical Los Bravos consistia em Milvo Mattia na guitarra, teclado e vocal; Vilmar Mattia na guitarra, saxofone e vocal; Anibal Mattia no contrabaixo e vocal; Emídio Mattia na bateria e vocal; Neri Mattia no saxofone e principal vocal do grupo, o único músico de fora da família que fazia parte do grupo era Rubens Weber tocando trompete.

Com esta formação, Los Bravos gravaram um então LP (vinil) em 1978, contando ainda com a presença de Arnaldo Savegnago na guitarra, posteriormente outros músicos também fizeram parte do conjunto musical como os guitarristas Enori Chiaparini, Sílvio Chiaparini, Valmor Gasperim e Cláudio Kluch.

Milvo Mattias casou-se com Diles de Pauli Mattia em 1974, com quem teve dois filhos Marcelo Mattia e Jean Mattia, ambos músicos.

Em 1986 o grupo contava ainda com a cantora Lurdes Weber, com quem o irmão de Milvo e principal cantor do grupo, Neri Mattia se casou. O casal vai tentar carreira em São Paulo, fazendo o conjunto musical Los Bravos encerrar suas atividades. Os irmãos Vilmar, Anibal e Emídio Mattia, que já tinham negócios ligados a indústria moveleira, abrem mais lojas filiais e abandonam a carreira musical. Milvo Mattia por sua vez, tenta carreira solo, com um trabalho baseado em teclados, o que chamou inicialmente de “Teclado Som”, mas como sugestão do então presidente do Clube Esperança (Erechim) Gelson Angonese, adota o nome de Los Bravos novamente, e tocando ao seu lado está seu filho mais velho Marcelo Mattia, então com quatorze anos de idade, com quem dividias os teclados (inicialmente um Casio, um órgão Yamaha e um amplificador Tremendão da Gianinni, que foi sua parte da sociedade da antiga banda) e vocais.

Com o passar do tempo, o irmão casula Jean Mattia integra o grupo, e tocam inúmeros bailes por estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nesta fase da carreira gravaram cerca de três discos, e fizeram parcerias como, por exemplo, com o gaiteiro Carlinhos Steiner, onde adotavam a alcunha de “Os Bravos”, e mantinham um repertório focado na música gaúcha.

Em 2005, a família Mattia deu uma guinada na carreira, onde montou o grupo LR Banda Show, com um foco nos bailes de formaturas, bailes de debutantes e casamentos, onde o grupo conta com cinco músicos, um cantor, uma cantora além de duas bailarinas. O grupo LR gravou ainda dois discos, além de um DVD promocional para a divulgação de seu trabalho, o que resultou em diversos bailes pelos três estados do sul, além de mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Atualmente Milvo Mattia auxilia seus filhos no LR Banda Show, e tem como Hobby tocar todas as segundas, terças e quintas-feiras nas cerimônias religiosos na Catedral São José em Erechim.

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
A Lua nova ocorre no setor doméstico e familiar dos...

Ver todos os signos

Publicidade