Blog do Marlon Santos

MARLON SANTOS.JPG

O espiritismo e as religiões

Por Marlon Santos

 

Só o espiritismo salva?

Não, é o Espiritismo ou qualquer outra religião que salva. O que faz o espírito se salvar (tomar consciência da verdade) é seu esforço em praticar boas ações, instruir-se para vencer suas más inclinações, adquirir sabedoria e fazer todo o bem possível ao seu próximo. O que salva é a doutrina de Jesus, entidade responsável pelo planeta, que esteve no plano físico para revelar a lei na sua maior clareza. Todo aquele que a compreende e a vivencia em espírito e verdade, entrará no reino de Deus, ou seja, no mundo do entendimento da realidade.

Por que o espiritismo teve seu início na Europa e não se desenvolveu? O Brasil é a maior pátria espírita no mundo?
No princípio, quando surgiu a doutrina espírita, havia um espírito da época, onde se achava que os ensinamentos da espiritualidade iriam transformar o mundo para melhor em alguns anos. Certos espíritos que trabalharam na codificação e o próprio Allan Kardec assim pensavam. Porém, a história tomou outro rumo. O planeta ainda iria ter de conviver com uma forma bem mais perniciosa de materialismo, ou seja, aquela que hoje predomina na sociedade, onde o ser humano é tratado como mero objeto de consumo. O positivismo da época relativa ao nascimento do espiritismo desapareceu. Infelizmente o sistema planejado pelo codificador para dar corpo ao movimento espírita nascente não foi criado. Sem método, sem organização racional e homens de coragem, a doutrina simplesmente desapareceu da Europa. Transferida para o Brasil por alguns intelectuais, a doutrina continuou não encontrando espaço para se desenvolver conforme esperava Kardec. Transformou-se num movimento caracterizado pela total ausência da metodologia kardequiana, com tendências católicas e segmentos fanáticos que cultivam a idolatria de vivos. Um espírito chamado Ismael, ligado às teses do advogado francês Jean Baptiste Roustaing, usando de uma política católica chamada "unificação" (que mantém a unidade na Igreja), sufocou todos os esforços em se kardequizar o sistema. Pode-se dizer que o Brasil é o maior país espírita do mundo. Mas não é por nenhuma razão especial. Simplesmente é porque quase não há "espiritismo" em outros lugares do mundo. Enquanto aqui existe cerca de oito mil casas espíritas, no resto do mundo elas não passam de alguns centenas.

Quem é o consolador prometido por Jesus: espírito de verdade? Jesus? A doutrina?
O consolador prometido por Jesus é a doutrina espírita. Ela veio fazer renascer no mundo a doutrina do cristo (cristianismo) que estava esquecida, abafada pelo ceticismo do século XIX. Trouxe as explicações necessárias às palavras de Jesus, que permaneceram envoltas em um véu desde o seu aparecimento. Alargou os horizontes do conhecimento humano falando ao homem de suas origens, de seu destino e de seu objetivo como espírito imortal. O espírito de verdade é a expressão do pensamento divino manifesto nos espíritos superiores responsáveis pela codificação kardequiana. É uma plêiade de espíritos que trabalham em nome do bem e para estabelecimento do reino de Deus na face da Terra.

 

Leia também

  • As vestes dos espíritos

    Muitos Espíritos utilizam como vestimenta uma simples túnica

  • A sentença divina

    Já no meio do ciclo evolutivo da Terceira Raça, o núcleo mais importante e mais quantitativo de pessoas se situava na chamada LemúriaÂncora, foi quando nas esferas espirituais passou a ser considerada a situação da Terra e trabalhada a questão de migração para ela de povos de outros locais mais adiantados do Universo

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Aquário
21/01 até 19/02
A fase lunar nova ocorre no setor de relações...

Ver todos os signos

Publicidade