Blog do Grupo Jupem

Jupem capa.jpg

Jupem 50 anos

Por Grupo Jupem

Símbolo de coragem e determinação, Jupem nasceu como juventude polonesa de Erechim, em 06 de maio de 1968. Representa toda cultura de um país, chamado Polônia, e cultiva os valores e virtudes de crianças e jovens. Divulga sua tradição e as culturas gaúcha e brasileira por diferentes lugares do nosso Brasil e exterior, mostrando assim, danças folclóricas polônicas e também, coreografias nacionais e latino-americanas.

Foi através da dança folclórica polonesa que o Grupo Folclórico Polonês de Erechim (Jupem) se consagrou um verdadeiro embaixador da Polônia no Brasil e no Mercosul.

Todo indivíduo que vier se integrar ao grupo passa a fazer parte da “família jupeniana” compartilhando de um ambiente de disciplina, lazer e cultura.

Revendo a história

Fundadores: padre Walenty Nowacki e irmã Wanda Szymla.

Primeiros Componentes: Antônio Carlos Górski, Cláudio Gurski.

Primeiras famílias: Górski, Mikulski, Kokuszka, Gurski, Revers, Kluch, Sezne, Gaida, Kuchta, Mónik , Sobiesiak, Tonkielski,  Kujawinski,  Kmieczyk,  Kostanecki , GrzybowskiNasiloski , Strzelecki,  Petkowicz, Mazur.

Sedes: diversas casas de famílias: Górski, Cichoski, Sezne,  Kluch.

Residência das irmãs da sagrada família.  Centro Educacional São José, Colégio Nossa Sra. Medianeira, Escola Municipal de Belas Artes,

Hoje: Sociedade Instrutiva e Recreativa “Rui Barbosa”.

Desde o ano da sua fundação já foram presidentes: Vinícius Cezne, Osvaldo Górski, José Gaida Filho, Cândida PedkowskiPoltorak, Geraldo Augusto Górski, Antônio Carlos Górski, Salete Górski Moretto, Waldemar Kozak, Jerônimo Revers, Gilmar Paulo Rossa, Waldemar Ptak, Maria Vanda KrepinskiGroch, ElwisWisniewski, Valdir Kaplan, Luciano Gemelli e atualmente Dirce Gaiatto Kozak.

2018 – Um ano desafiador

Temos pela frente um grande e apaixonante desafio: comemorar o cinquentenário do nosso valoroso Grupo Folclórico Polonês de Erechim (Jupem). Uma comemoração que não se limita só aos aspectos formais mas que seja verdadeiramente um momento de reviver a história da cultura polonesa vivenciada ao longo de cinco décadas por várias gerações. Onde todos sem exceção sintam-se chamados a construir e participar de toda programação que será desenvolvida no decorrer de 2018, embuídos de um espírito generoso e acolhedor que ama sua história, que trabalha pelo presente da sua convivência e olha com esperança para o futuro, onde a pluralidade étnica, cultural e histórica exige ser protegida para não perder sua identidade. Ter a ousadia de promover uma comemoração cultural que saiba oferecer um olhar diferente, um estilo de vida e uma espiritualidade, sempre fiel aos princípios de nossos fundadores.

Teremos vários eventos entre eles o jantar baile com Chiquito & Bordoneio no dia 01/06/2018 e o nosso tradicional Espetáculo da Primavera nos dias 07, 08 e 09 de Setembro de 2018. Contamos com todos que construíram essa história cinquentenária.

Assim que concluirmos nossa programação estaremos divulgando.

Kochajmy Sie – Amemo-nos!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Áries
21/03 até 20/04
Hoje temos a Lua nova que ocorre no setor amoroso dos...

Ver todos os signos

Publicidade