Euro R$ 4,01 Dólar R$ 3,25

Blog do Neivo Zago

neivo.jpg

“A figura deste mundo”

Por Neivo Zago
Foto Divulgação

Comumente se diz que “este mundo está perdido”. Não seria o contrário? Não é o mundo que está perdido. São muitas pessoas, ou “gentes”, que vivem neste mundo é que o põe a perder. Já disse alguém: “Se a gente investisse no amor o quanto se investe em coisas”, certamente a figura do mundo seria outra.

 

Você, leitor, que acompanha este espaço, com regularidade, deve ter percebido que, de quando em quando eu recorro ao ‘livro dos livros’, bem como a excertos de homilias de alguns padres, aos quais tenho acesso, in loco, ou virtual, para fortalecer os meus escritos. Assim, aproveitando as oportunidades, mais chances eu tenho de contextualizar. Dessa forma, participar das celebrações eucarísticas é apenas uma delas.

Ademais, não me convence o argumento de certas pessoas que dizem não irem à missa, porque rezam em casa. Para tanto, contraponho citando dois argumentos: Primeiro, por acaso você faz uma festa sozinho em casa? Para mim, ao menos, a missa é como ir a uma festa. “onde dois ou mais estão reunidos em meu nome eu estou no meio deles”, disse o Mestre. Segundo, por ser a missa um encontro comunitário, ela se torna uma oportunidade de encontrar, rever amigos, e até de fazer novas amizades. Ainda, de modo geral, as homilias são momentos de aprendizagem, pois os textos bíblicos, muitas vezes, em forma de parábolas e de linguagem figurada nem sempre estão ao alcance de muitos fiéis que se acham leigos no assunto. Por exemplo, no domingo 21.01 uma das leituras nos alertava que “o tempo está abreviado” e que “a figura deste mundo passa”.

 Infelizmente a figura deste mundo é a que vemos no dia a dia com todas as suas vicissitudes, miasmas e mazelas. Não porque, o mundo é ruim, até porque Deus concebeu-o para ser um Éden, também aqui na terra. O mundo seria diferente se o Criador tivesse encerrado a sua obra no sexto dia, mas então decidiu criar o homem com o intuito de administrar a boa obra da criação, gerenciá-la com propriedade, equidade e justiça. Porém, a sua criatura fez o oposto. Explora o seu semelhante, não age com equidade e justiça, serve-se da natureza para o seu bem-estar, não importando as consequências.

E, se a figura deste mundo passa por que há tanta maldade, ganância, arrogância e prepotência de alguns, em detrimento de outros? Por acaso é justo que um profissional de uma área nobre vai ao trabalho, alternado modelos de carros de luxo, enquanto isso milhões de seus semelhantes não tem sequer um carro básico para se locomoverem e o essencial para sobreviverem? E essa corja de políticos, administradores, gestores, enfim todos os desonestos que em vez de servir, se servem do erário, e pior, não colaboram em nada para mudar a figura deste mundo.

Tenho a plena convicção que este texto pode não mudar em nada a figura deste mundo, mesmo porque, acho você que é um leitor criterioso, justo e seleto, do melhor escol já faz a sua diferença; não se coaduna com essa gente que pouco ou nada faz para mudar a realidade, mas não podemos nos calar e apenas cruzar os braços.

Por fim, parece razoável pensar que, muitas vezes nós achamos que os outros precisam mudar e nós não. Mudar é difícil. Muito difícil, mas se faz necessário, porém, como diz o provérbio, “antes de mudar o mundo, dê uma volta na sua casa”. A casa, aqui pode ser tanto a física quanto a espiritual. Em ambas sempre temos mudanças para fazer. Comecemos, fazendo nelas os ajustes necessários e estendamos as mudanças pelo mundo afora. Somente assim, a figura deste mundo que passa, pode ser mudada.

P.S.: Apenas para lembrar: o elogio tem muita força de mudar as pessoas, pois ele incentiva às pessoas e cria positividade, como bem fez a Carmen Comiran, após a missa no Bela Vista. Saber elogiar e reconhecer o esforço como ela fez a respeito da nossa participação nos cantos da missa do Cursilho (20.01.18). Referência extensiva à Marlei Klein, dentre outros você e demais leitores que se encaixam nesse modelo.

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Aquário
21/01 até 19/02
A fase lunar nova ocorre no setor de relações...

Ver todos os signos

Publicidade