Blog do Gleison Wojciekowski

Dudu_Trentin.jpg

O músico, arranjador e produtor musical Dudu Trentin

Por Gleison Wojciekowski
Foto Divulgação

Continuando a história dos músicos de nossa região, esta semana falaremos sobre um grande músico e compositor (e colorado), que muitas vezes ouvimos o fruto de seu trabalho através dos programas da Rede Globo e nem imaginamos que foi desenvolvido por um músico nascido no interior do estado do Rio Grande do Sul. Estamos falando de Dudu Trentin, nascido na cidade de Marau, aos 9 dias do mês de março de 1963, filho de Festivo João Trentin e Olga Brancher Trentin.

Dudu Trentin começou a despertar seu interesse pela música através do contato que teve com estudantes do convento São Boa Ventura. Após esse contato, Dudu ingressou em uma banda marcial, onde tocou escaleta (instrumento de sopro acionado por um teclado similar ao do piano).

Através deste primeiro contato, recebeu um convite de Roque Dias dos Santos (chamado popularmente de Tigrinho), para tocar em seu primeiro conjunto de bailes, intitulado The Crazy Cats, onde tocava órgão. Paralelamente a esse conjunto, Dudu colaborava com a música da igreja onde tocava violão e teclado.

Ao concluir o segundo grau, na Escola de II Grau Herzelino D. Bordin, Dudu partiu em busca de novos caminhos, onde iniciou uma verdadeira maratona em busca de oportunidades onde pudesse desenvolver sua carreira como instrumentista. Morou em diversas cidades diferentes em busca destas oportunidades, dentre as quais podemos citar Sananduva, Erechim (onde tocou com o Grupo Musical Ipanema, que nesta formação ainda faziam parte Alegre Correa e Gringo Sagioratto), Palmeira das Missões, Passo Fundo e Caxias do Sul, onde conheceu (aos 19 anos) seu primeiro grande professor, o violonista Meronio Sachet, com que estudou teoria musical e violão.

Mas Dudu Trentin continuou sua saga por várias cidades como Campo Grande – MS, Camboriú – SC e durante um período maior em Porto Alegre. Na capital gaúcha, inicialmente tocou em bares, e em seguida começou a acompanhar artistas de renome nacional como por exemplo Nei Lisboa, Grupo Cheiro de Vida e Vitor Ramil.

Em 1985, Dudu Trentin (juntamente com toda a banda Cheiro de Vida) muda se para o Rio de Janeiro, onde toda a banda acompanha (Dudu como tecladista) as cantoras Diana Pequeno e Baby Consuelo.

Em 1987, Dudu Trentin muda-se para Viena-Áustria, com o intuito de estudar música, e como sempre buscar novos rumos. Estudou guitarra no Franz Schubert Komservatoriun, e em seguida no Konservatoriun Der Stadt Wien, mas acabou optando por dedicar-se quase que exclusivamente ao piano e aos teclados.

Na Europa, excursionou com diversos grupos de brasileiros radicados e acompanhando grupos locais, dentro os quais podemos citar o Libertango Trio, a cantora brasileira Daiana Miranda e o grupo Count Basic.

Ao retornar ao Brasil, após mais de nove anos no exterior, fixou residencia no Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Nos últimos anos, Dudu Trentin acompanhou diversos artistas como Leo Gandelman, Zélia Duncan, Luka, Pepeu Gomes, Robertinho do Recife, Torquato Mariano, Kleiton e Kledir, Cláudio Zólli, Gabriel o Pensador, Preta Gil, Paula Morelenbaum, Celso Fonseca, Marina Lima, Deborah Blando, Ed Motta, Márcio Montarroyos, entre tantos outros.

Lançou um cd instrumental com composições e arranjos próprios, intitulado “Wherever I Go”, que conta com a participação de alguns dos maiores instrumentistas brasileiros como Leo Gandelman, Torcuato Mariano e Frank Solari.

Dudu Trentin participou também da trilha sonora dos filmes Lisbela e o Prisioneiro, Avassaladoras, Querido Estranho, Viva Zapata e Marina.

Atualmente, Dudu Trentin trabalha como arranjador e produtor em diversas produções da Rede Globo, como Criança Esperança, Dança dos Famosos, além das mini-séries Dalva e Helivelto, Tudo Novo de Novo e Queridos Amigos. Podemos citar também as novelas Ciranda de Pedra, Celebridades e Belíssima que contam com a produção musical de Dudu Trentin.

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Áries
21/03 até 20/04
Hoje temos a Lua nova que ocorre no setor amoroso dos...

Ver todos os signos

Publicidade