Blog do Lindanir F. Canelo

moda universitaria.jpg

Volta às aulas

Por Lindanir F. Canelo

O início das aulas na faculdade é um motivo de ansiedade para muitos alunos. Além da preocupação com as matérias e a nova rotina, outro assunto que gera indecisão é à moda universitária. Como se vestir?
Essas perguntas passam pela cabeça de diversos calouros e engana-se quem pensa que essa é uma preocupação exclusivamente feminina. Os homens estão cada vez mais vaidosos e se interessam por moda e estilo.
Então, se você está em dúvida sobre o que vestir no começo das aulas confira as dicas.
Utilize peças antigas para o trote da faculdade
Em algumas faculdades os alunos veteranos fazem trotes nos calouros. Esses trotes muitas vezes consistem em sujar os recém-chegados com tinta no primeiro dia de aula. Se isso acontece na sua universidade é melhor deixar a preocupação com o visual de lado no primeiro dia e apostar em roupas mais antigas já que corre o risco delas ficarem manchadas.
Aposte em looks despojados para o período da manhã
O ambiente universitário  bastante informal e você fica livre para usar o que gosta, contanto, que a roupa esteja adequada ao lugar. Logo, é preciso ter em mente que ali é um local de estudo e não uma festa.
Quem estuda no período da manhã ncontrará um ambiente ainda mais informal. No horário noturno muitos alunos chegam com a roupa que foram para o trabalho, durante o dia o look geralmente é mais despojado. Não é difícil encontrar alunos de shorts, camiseta, moletom e chinelo.
No entanto, é preciso atenção para não exagerar e aparecer nos primeiros dias de aula com um visual desleixado. O ideal é apostar no básico: calça jeans ou legging, tênis ou sapatilha e blusa ou camiseta, no verão as bermudas, shorts, saias e vestidos também são uma boa alternativa.
Não exagere na produção à noite
No período da noite a moda universitária é diferente. A quantidade de alunos também é maior, então a variedade de looks e estilos acompanha esse número. Geralmente, as mulheres utilizam mais maquiagem do que no período matutino e algumas investem em saltos.
Nessa parte do dia o look é mais elaborado, mas isso não quer dizer exagero na produção. Maquiagem em excesso, decote e peças curtas e justas não são adequadas para o ambiente de estudo.
As meninas podem investir em calças skinny, sapatilhas ou botas, camisas despojadas ou blusa e para os dias frios vale apostar em jaquetas e lenços. Para os homens também vale a dica das camisas que podem ser xadrez, por exemplo, ou camiseta.
Saiba como é a moda universitária de acordo com seu curso
Cursos como Arquitetura, Jornalismo e Publicidade são informais e a moda universitária segue esse estilo. Já os estudantes de educação física priorizam tecidos que favoreçam o movimento e tênis esportivos.
Já os cursos mais formais pedem uma vestimenta adequada. Nos primeiros dias de aula os alunos ainda estão se familiarizando com o curso então essa não deve ser uma preocupação. Mas, fica a dica do que é recomendado utilizar nesses casos:
Em Administração e Direito, por exemplo, o look mais habitual, principalmente daqueles que já começaram o estágio, é a roupa social ou o traje completo ou camisa, calça jeans e sapato social ou sapatênis.
Cursos da área de saúde como Odontologia, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, geralmente, possuem uma vestimenta obrigatória em determinada época do curso, nesses casos é necessário utilizar roupa toda branca, inclusive o sapato, além do jaleco.
A vaidade e a preocupação com o visual é comum a muitos jovens e em alguns casos ela fica ainda mais evidente na época da faculdade. Para não errar nos primeiros dias de aula vale apostar em peças básicas e confortáveis, com o passar dos dias você perceberá quais looks são mais adequados e poderá adaptar a moda universitária ao seu estilo

 

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Gêmeos
21/05 até 20/06
A fase lunar nova estimula aprendizados e contatos com o...

Ver todos os signos

Publicidade