Blog do Marlon Santos

Marlon.jpg

A avareza

Por Marlon Santos
Foto Divulgação

A avareza é tida como um dos pecados capitais desde os primórdios. Ocorre de várias maneiras e tem muitas performances. A avareza corrompe e é a auto corrupção dos sentidos e da racionalidade no indivíduo.

Todos pensam que a avareza é o pecado do rico. Se enganam: ela é um mal que atinge todas as pessoas, sem distinção nenhuma. Desdobra-se de ser para ser. Para cada estatura de personalidade um disfarce, para cada situação social uma nuance. É certo que ela acontece com todos, sem relativismos nem pudores. É como se tivesse vida própria.

Engendrada pelo meio das suscetibilidades, a avareza surge quando a sobriedade se acanha. Se ao mesmo tempo equivale a ganância daquele que tem muito dinheiro, não gastando nem pra ele, equivale também àquele que não tem grana mas vive de pompa e de glórias vencidas.

Disfarçadamente, surge também como a alucinação daquele que, buscando salvaguardar a 'honra' quando alguém lhe rouba o valor de uma blusa, gasta o valor de dez blusas para resgatar o roubo.

De igual sorte, vitimado pela avareza é aquele que é agredido no jornal de mil assinantes e publica sua defesa no jornal de um milhão de leitores, quando dá de conhecer sua mazela para um grupo enorme de pessoas podendo ter mantido toda a coisa dentro de um limite pequeno e controlável.

Muita coisa insignificante passou a ter importância quando a língua dos imbecis deu repercussão pra ela. Isso é avareza: uma tentativa de prejudicar que acaba prejudicando.

Jesus já falava, lá no sermão da montanha, que "se alguém te tirar a túnica de à ele o casaco também", isso é uma alusão explícita ao comportamento que temos que ter diante do fato que gera a atitude avarenta. Muita gente boa já partiu desse mundo por querer resgatar a tal túnica.

O avarento tende a desencarnar cedo, pois ele valoriza demais o que não tem valor nenhum ou muito pouco valor. A exemplo disso, vi um irmão matar o outro, tentar matar o pai e depois se matar por causa de uma vaca. O pai resolveu dar a vaca para o filho mais velho por ser 'mais trabalhador' e então o filho mais novo e 'menos trabalhador' achou por bem que tinha que se vingar fazendo a tragédia.

Só a humildade combate a avareza... ah! A vigilância também.

Marlon Santos

Leia também

  • Geração espontânea

    Observa-se que no mundo atual o princípio da geração espontânea aplica-se aos seres de organismo extremamente simples, rudimentar, do reino vegetal e animal, como o musgo, o líquen, o zoófito, os vermes intestinais

  • Vidência Remota

    Definição: Projeção Parcial das parapercepções visuais da consciência, à distância do corpo humano, simultaneamente com a descrição e o relato oral

  • A gênese orgânica

    As revoluções gerais ocorreram durante as fases de consolidação da crosta terrestre; são os períodos geológicos que se sucederam de forma lenta e gradual, exceto o período diluviano que transcorreu de forma repentina.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Sagitário
22/11 até 21/12
No serviço, redobre a atenção ao lidar...

Ver todos os signos

Publicidade