Blog do Jaime Folle

Divulgação

Aprenda a rir

Por Jaime Folle

Por Jaime Folle

Milhões de pessoas, no mundo, não conseguem viver a vida em plenitude por causa do medo. Tem gente com medo de água, de altura, de lugares fechados, de falar em público, de assalto, etc. 

Pouca gente sabe, mas é bom sentir medo. O chamado medo saudável, isso é porque seus antepassados tiveram medo. Se não fosse assim, a espécie humana não teria sobrevivido à fúria de predadores, ou escapado do ataque de bárbaros. É o medo o que nos deixa alerta e nos prepara para lutar ou fugir diante de uma determinada sensação de perigo, porém o que acontece é quando deixamos o medo tomar conta em demasia de nossa vida.

Quando nascemos, trazemos apenas dois medos: o medo de cair e o medo do barulho; todos os demais medos, na realidade, não existem, eles são adquiridos, ou seja, criados pelo próprio homem. É preciso lembrar que nosso inconsciente não diferencia fantasia de realidade. Se ficarmos pensando em todas as vezes que não conseguimos alguma coisa, ou ainda, que não vai dar certo mesmo, que nem adianta começar, baseando-se nas experiências negativas anteriores, sua mente irá reagir de acordo com esse pensamento, pois o medo nasce da associação que nossa mente faz entre o mundo real e a fantasia do irreal, onde estão instalados os nossos temores.

Uma sugestão é aprender a rir com seus temores. Este é o melhor remédio. O medo irracional, sem causa real, deve ser enfrentado, assim como se espanta um cachorro que está latindo: se eu demonstrar medo do cachorro, ele vai ficar mais bravo ainda e vai me atacar, se eu, ao contrário, demonstrar indiferença, ele vai abandonar seu intento. Assim os medos nos abandonam, se os encaramos.

Estudos comprovam que os passos que damos para trás são pelo processo homeostático, isto é, medo de ir em frente, medo do desconhecido. O medo nos afasta das vitórias, ele é o maior inimigo do ser humano e está por trás das doenças, dos fracassos, da morte por antecipação. 

Portanto, para perder o medo, precisamos enfrentá-lo, na intenção de que ele é muito mais fraco que a sua capacidade de vencê-lo; ele só ganhará espaço na sua mente se você permitir. Quando os tremores e suores frios começarem a se espalhar em seu corpo, lembre-se que você é muito maior do que um simples tremor.

"O medo segue os nossos sonhos, mas chega uma hora que temos que bater no peito e deixar nossa vontade falar mais alto e torcer pra que tudo ocorra como sonhado".
Vá em frente e detone este mosquitinho, chamado medo, que não lhe deixa dormir, com uma ação de inseticida natural que está aí, dentro de você mesmo. O enfrentamento

Aprenda a rir e viverás melhor.

 Até a próxima!

 

Leia também

  • Os negativistas

    Os negativistas, também conhecidos como pessimistas, são todas aquelas pessoas que por índole própria veem o lado negativo dos seres humanos e das coisas. Eles estão sempre criticando e reclamando das situações. Bem antes de quaisquer situações ocorrerem, elas formulam suas opiniões, que na maioria das vezes, não possuem nexo e algumas chegam a ser estapafúrdias e/ou esdrúxulas.

  • A supervalorização do eu e a Torre de Babel

    No mundo atual, infelizmente estamos repetindo esta cena lamentável de milhares de anos atrás. Há uma clara situação de que o egocentrismo está fazendo com que homens e mulheres se casem ou decidem morar juntos e querem permanecer vivendo seu mundo particular sem se preocupar com o outro. Para que um casamento de certo, precisa morrer a figura do Eu e nascer a figura do Nós!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
Dois belos acontecimentos astrológicos hoje: a Lua...

Ver todos os signos

Publicidade