23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

Crazy Boys em Cascavel 1989 na Boate Rielle Club. Da esquerda para a direita: Dir Pedrinho Naudy pro

O crazy boy Pedrinho Cunha

Por
Foto Divulgação

Pedro Luiz Cunha nasceu em 15 de junho de 1945, na cidade de Erechim, filho de Pedro Cunha (operador de cinema e eletricista) e Flordemira Antunes Cunha, único filho homem entre outras três irmãs, Eloisa Helena, Elaine e Carmem Salete.

Na década de 1960, com forte influência do rock e da Jovem Guarda, Pedrinho se apaixona pela música. Entre os artistas que o influenciaram é possível citar The Beatles (Paul McCartney, talvez mais importante referência), Rolling Stones, posteriormente Carlos Santana, Dire Straits, The Eagles, Simon & Garfunkel, James Taylor, entre outros.

Pedrinho juntamente com seu amigo Naudi Dalpizzolo aprenderam música ouvindo rádio e discos, tentando reproduzir as canções eu ouviam de forma totalmente autodidata. Pedrinho tocava contrabaixo elétrico e violão para ensaiar as canções.

Os amigos Naudi e Pedrinho, além de Paulo Muller e Wagner Brusamarello fundaram a banda The Crazy Boys em 1964, permanecendo até 1971, retornando em 1987. Nesse ínterim tocou no Conjunto Os Ipanemas de 1983 até 1986.

Mas talvez o momento derradeiro para a constituição do que viria ser a banda The Crazy Boys aconteceu em um domingo à noite de setembro de 1964, na então TV Erechim, no programa chamado "A Noite é Nossa", apresentado por Jovino Martins. Nesta noite os dois amigos Naudi e Pedrinho iriam se apresentar apenas cantando, enquanto outra dupla composta por Paulo Muller e Vagner Brusamarelo, aguardavam para uma apresentação puramente instrumental, foi quando Jovino Martins sugeriu que os dois violonistas acompanhassem os dois cantores. Passaram algumas musicas durante alguns minutos em uma sala ao lado do estúdio, e voltaram para sua apresentação quando Jovino perguntou o nome do grupo. Neste momento Naudi e Pedrinho, lembram de como a irmã de Pedrinho, Elaine Cunha os chamava, "The Crazy Boys". Nesta apresentação o grupo executa as músicas que passavam o dia ouvindo, hoje clássicos do rock de artistas como The Beatles, Roberto Carlos, Trini Lopez, RichieValensetc; em poucos minutos o telefone da emissora começou tocar desesperadamente com ligações ávidas da audiência, ou seja, o grupo montado pelo acaso atinge um sucesso regional instantaneamente.

Casou-se duas vezes e teve quatro filhos, Lívia e Lígia Beatriz Cunha (Bebéia), em seu primeiro casamento e Murilo e Ricardo no segundo.

Pedrinho gravou apenas um disco de covers com a banda The Crazy Boys em 2003, lançado pela LC Produções e Gravações. Como compositor escreveu juntamente com seu colega NaudiNaudiDalpizzolo uma versão em português para a música A Hard Day´s Night de John Lennon e Paul McCartney.

Paralelamente a suas atividades como músico, Pedrinho trabalhava como vendedor na Loja Benno Instrumentos Musicais.

Em 1989 fundou a Loja Pedrinho Som - Instrumentos Musicais, posteriormente agregou a esta loja uma escola de música, na qual trabalharam diversos professores como Luciano Dornelles, Murilo Cunha, Rodrigo Silva e Gleison Juliano Wojciekowski. Pedrinho manteve sua loja por mais de vinte anos, até seu falecimento.

Na família de Pedrinho é possível citar outros músicos como seu primo Joelci Antunes, e seu tio, o baterista do grupo de Oswaldo Engel, Dorival Cunha. Dentreseus filhos, apenas Murilo Cunha tornou-se músico profissional, guitarrista, graduado em música (Licenciatura) em 2017, pesquisador de iniciação científica (PROBIC) vinculado à pesquisa "Para tudo na vida tem um acorde, Da persistência das ideias românticas na apreciação valorativa da música popular", coordenada pelo Prof. Dr. Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Em 2016, Murilo gravou como compositor, arranjador e guitarrista improvisador, o registro fonográfico chamado "Empréstimos", em formato EP ao vivo, trazendo composições próprias e Stardards de Jazz arranjados para quarteto instrumental com adaptações que partem de obras de Frederic Chopin e Maurice Ravel. Murilo tem experiência na área de artes, com ênfase em música, harmonia, jazz teoria e guitarra americana.

Pedrinho Cunha faleceu em 14 de julho de 2004 de embolia pulmonar.Atualmente existe uma rua com o nome Pedro Luiz Cunha, no bairro São José em Erechim em sua homenagem.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade