12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

Dad Squarisi

O verbo volúvel

Por
Foto Divulgação

Dicas10out18

Recado

“Sempre reluto em começar a escrever. E também em parar.”

Gore Vidal

 

   “O que pareciam problemas graves, depois do bode parecem plenamente suportáveis”, dizia o então candidato um dia desses. Maria Souza, lá de Porto Alegre, estranhou a construção. “Será o verbo parecer diferente dos demais? Ele foge à regra de concordância?”, pergunta.

   O sujeito da frase está na cara. É o pronome que. Ele se relaciona ao antecedente o, que significa aquilo (Aquilo que pareciam problemas graves, depois do bode parecem plenamente suportáveis). Por que o verbo está no plural?

Curiosidade

   Parecer é verbinho curioso. Mais flexível que arbusto na ventania. Mais volúvel que o coração dos apaixonados. Ora anda de mãos dadas com o sujeito. Concorda com ele em pessoa e número. Ora cai de amores pelo predicativo. Faz de conta que nem conhece o pobre sujeito. O malandro joga dos dois lados.

   Sem saber disso, os candidatos a uma vaga na universidade ou no serviço público morrem de medo. Volta e meia ele figura em questões ardilosas. Os desavisados caem como peixe. Olho vivo!

   

Dois casos

1. Parecer pode ser tratado como os demais verbos. No caso, concorda com o sujeito: O cachorro parece manso. Os candidatos parecem nervosos.

   2. Há ocasiões em que ele é mais igual que os outros. Pode concordar com o predicativo (termo que vem depois dele). Quando? Só se o sujeito for o, aquilo, isso, isto, tudo, que: Isto parecem histórias. Tudo parecem ciladas armadas contra os pobres falantes. Aquilo parecem recordações muito antigas.  

   Viu? O verbo ignora o sujeito (isto, tudo, aquilo). Fica atraído, caidinho pelo vizinho, o predicativo (histórias, recordações, ciladas).

   É o exemplo que Maria estranhou. O sujeito é o pronome que. O verbo esnobou-o. Foi para juntinho do predicativo (problemas).

   Poderia, de acordo com o humor, concordar com o sujeito: O que parecia problemas graves... Isto parece histórias. Tudo parece ciladas. Aquilo parece recordações muito antigas.

  Há mais

O verbo versátil às vezes vem em frases assim:

   Os jogadores parecem estar doentes.

   Os jogadores parece estarem doentes.

   Qual a forma correta? As duas. Quando o sujeito está no plural, parecer é outra vez volúvel. Ora se inclina por uma construção; ora por outra.

 Superdica

Cuidado com a armadilha. Só um verbo vai para o plural.

 Parecer-se

 No sentido de assemelhar-se, ter a cara de um e o focinho do outro, o verbo parecer é pronominal: João Marcelo se parece com Rafael, o irmão caçula. Você não se parece com sua irmã. Eu me pareço com minha mãe. Nós nos parecemos com os outros concorrentes.

Desacompanhado do pronome, o verbo fica desequilibrado. Falta-lhe apoio. Quer ver?

 O defensor do Estado gigante parece com os dinossauros pré-históricos.

Feio, não? Maltrata o ouvido. Xô! Xô! Xô! Melhor dizer: O defensor do Estado gigante se parece com os dinossauros pré-históricos.  

Leitor pergunta

Tenho ouvido com frequência a frase: “As reformas estruturais indispensáveis ficarão pras calendas gregas”. Sei o que a expressão significa. O que não sei é a história que a originou. Como, de vez em quando, a coluna trata de etimologia, gostaria que falasse no assunto. Pode ser?

Paulo Augusto, Boa vista

Leitor manda, não pede, Paulo. A expressão calendas gregas se aplica aos que nunca pagam dívidas ou cumprem promessas. Os romanos festejavam as calendas – 1º dia de todos os meses. Os gregos não estavam nem aí pra virada do calendário. Assim como não temos dia de São Nunca, eles não tinham calendas.

 ***

Hoje é 10 de outubro ou são 10 de outubro?

Sebastião Nozes, Planaltina

A maior parte dos gramáticos sugere que a concordância seja feita com o numeral: Hoje é 1° de outubro. Hoje são 10 de outubro.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade