17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Coluna do Leitor

Jaine Micheli Mazon

Nutrição no Outubro Rosa: A prevenção pode mudar a sua história!

Por Coluna do Leitor
Foto Divulgação

Jaine Micheli Mazon
Nutricionista 

 

Estamos atravessando outubro, o mês da conscientização e alerta às mulheres e a toda sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo: o de mama e, mais recentemente sobre o câncer de colo do útero também. E quando falamos em prevenção não podemos deixar de falar sobre os cuidados com a alimentação.
Estima-se que cerca de 35% dos casos de câncer no mundo é de origem dietética. A literatura sugere que os fatores dietéticos podem contribuir para a carcinogênese mamária, portanto, a progressão e controle desta doença parecem estarrelacionados a hábitos alimentares: consumo inadequado de gorduras, carnes em excesso ou escassez de produtos lácteos, frutas e vegetais, fibras, fitoestrógenos entre outros.
O excesso de peso é a maior causa evitável de câncer, logo atrás do tabagismo e está associado a 13 tipos de câncer, incluindo o de mama. O aumento de 11 cm na circunferência abdominal aumenta em 13% o risco de câncer, porque o aumento do excesso de gordura corporal pode alterar os níveis de hormônios sexuais, como o estrogênio e a testosterona, que aumentam os níveis de insulina e consequentemente levam a inflamação e possivelmente à doença. 
Assim como hábitos inadequados podem aumentar as chances de surgimento da doença, ter hábitos saudáveis podem prevenir e diminuir o risco! 
Confira algumas dicas importantes:
- Adotar uma dieta saudável e variada: quanto mais colorida maior a variedade de nutrientes! 
- Alimentar-se sem exageros e procurar equilíbrio: não é o consumo esporádico de alimentos aqui citados que fará mal, mas sim o consumo rotineiro/frequente.
- Diminuir o consumo de bebidas/alimentos ricos em açúcares, conservantes, corantes e outros aditivos. Quanto menos ingredientes com nomes desconhecidos no rótulo dos alimentos melhor!
- Evitar alimentos industrializados, quanto mais natural melhor: desembale menos e descasque mais!
- Incluir diversas porções de frutas, legumes e verduras todos os dias na alimentação, pois estes são ricos em vitaminas, minerais e fibras! Além disso, é importante o consumo de alimentos integrais que também preservam o conteúdo de nutrientes e fibras dos alimentos. 
   - Ainda, evitar excesso de gordura saturada e trans (industrializados, gorduras de origem animal, produtos de padaria).
- Consumir fontes de gorduras boas (nozes e amêndoas, peixes, linhaça, azeite de oliva, abacate).
- Além disso existem alguns alimentos, que se consumidos com frequência, têm poder protetor por seu conteúdo fitoquímico, são eles: frutas vermelhas como framboesa, amora e cereja, cenoura, uva, romã, brócolis, especiarias como pimenta, curry, soja e alguns derivados. 
É importante também, ressaltar as vitaminas antioxidantes, como as vitaminas A (frutas e verduras amarelo-alaranjadas, leite e ovos), C (frutas cítricas) e E (oleaginosas, óleos vegetais), assim como o folato ( vegetais folhosos, milho, levedura), e o selênio (castanhas-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelha), que atuam na prevenção do câncer de mama, por inibir o crescimento de células mamárias cancerígenas. 
Portanto, faça da sua alimentação aliada de sua saúde: previna-se! 

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Libra
23/09 até 22/10
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade