0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

Israel Fracassou em Horma

Por Dennis Allan

Dois dos cantores mais famosos do século XX gravaram versões de uma música intitulada, em inglês, "My Way". Quase 50 anos atrás, Frank Sinatra e Elvis Presley lançaram suas versões da música, traduzida do francês por outro cantor, Paul Anka. A letra está cheia de declarações da independência de um homem que recusou se submeter aos planos e regras dos outros, vivendo em pé sem se ajoelhar para ninguém. 

Não tenho direito nem desejo de julgar o que estava nos corações desses cantores falecidos quando declararam "Eu fiz do meu jeito", mas o tom e a letra da música descrevem bem a atitude demonstrada pelos hebreus algumas semanas depois de partir do monte Sinai. Recusaram se ajoelhar diante de Deus e tentaram fazer as coisas do seu próprio jeito. Tudo deu errado!

A derrota dos israelitas veio em uma tentativa tardia de entrar na terra que Deus havia prometido como herança desse povo escolhido. Quando os representantes de dez das doze tribos de Israel convenceram o povo que seria impossível conquistar a terra, recusaram avançar. Reclamaram contra seus líderes e contra o próprio Deus que havia prometido a terra e conduzido o povo pelo deserto. A sentença de Deus foi severa: nenhum dos homens daquela geração que se acovardou diante dos povos de Canaã entraria na terra. Em outras palavras, o povo ficaria vagueando no deserto até completar quarenta anos. Somente a próxima geração teria a bênção de entrar na terra (Números 14:20-38).

Com essa notícia, o povo mudou de ideia. Seria melhor tentar tomar a terra do que morrer no deserto. "Levantaram-se de manhã cedo e subiram ao alto do monte, dizendo: - Aqui estamos e subiremos ao lugar que o Senhor nos prometeu, porque pecamos" (Números 14:40). Recusaram fazer da maneira que Deus mandou, mas agora fariam do seu próprio jeito! 
Talvez Frank Sinatra ou Elvis Presley teriam sentido orgulho da determinação desse povo, mas Moisés não pensou assim. "Porém Moisés respondeu: - Por que vocês estão transgredindo o mandado do Senhor? Isso não prosperará. Não vão, porque o Senhor não estará no meio de vocês, e vocês serão derrotados pelos seus inimigos" (Números 14:41-42). 
Dito e feito! Na teimosia, avançaram sem Deus. Foram derrotados, e aquela geração morreu no deserto, conforme a sentença de Deus (Números 14:44-45; Hebreus 3:16-19).

Melhor nos ajoelhar diante de Deus do que fracassar fazendo as coisas do nosso jeito!

www.estudosdabiblia.net 

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
Está tudo bem, está tudo certo, mas pela sua...

Ver todos os signos

Publicidade