0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Coluna do Leitor

Diêmesson Hemerich

Júri, apreciação e sentença: a importância da dúvida

Por Coluna do Leitor

Diêmesson Hemerich
Arquiteto e urbanista

12 Homens e uma Sentença é um dos filmes com maior nota no IMDb (site que ranqueia filmes e séries a partir de notas do público e críticos), o longa-metragem de 1957 dirigido por Sidney Lumet conta a história do julgamento de um jovem rapaz suspeito de assassinar o próprio pai e caso seja culpado terá como sentença a pena de morte.
O filme é ambientado praticamente em apenas uma locação, a sala dos jurados e acompanha os mesmos até chegarem ao veredito, que por lei deve ser unânime. A história se desenrola a partir de um julgamento teoricamente "fácil", onde as provas mostram com muita competência que o suspeito é culpado. Porém durante a votação um dos presentes decide pela inocência do garoto, assim iniciando um acalorado debate entre os 12 jurados.
A partir disso começam a ser geradas dúvidas e alguns dos jurados refutam as provas que pareciam claras até então. O filme pode ser visto como uma analogia à falta de análise de informações que temos atualmente, onde o indivíduo às vezes sem pensar acaba tomando boatos como uma verdade absoluta. O papel do personagem conhecido apenas como "jurado 8" (Henry Fonda) é a representação viva do "bom senso" coletivo. Mesmo sabendo que a chance de o rapaz ser culpado pelo crime era grande, ele resgata o sentimento de que não devemos acusar ninguém sem antes ter certeza da sua culpa.
Tecnicamente o filme tem muitos pontos altos, com um roteiro simples, porém bem estruturado e convincente, o longa trabalha com apenas alguns jogos de cortes, dando a impressão de ser um enorme plano sequência. O diálogo dos personagens também acrescenta muita qualidade a trama, com debates bem representados, em alguns momentos o telespectador tem a sensação de estar participando do júri.
12 Homens e uma Sentença foi um dos primeiros filmes nesse estilo de julgamento, influenciando diretamente títulos posteriores como as séries "Law & Order", "How to Get Away with Murder" e o filme "O Júri" de 2003.

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
Está tudo bem, está tudo certo, mas pela sua...

Ver todos os signos

Publicidade