0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

A Paciência de Noé

Por Dennis Allan

Descrevendo pessoas condenadas na época de Noé, Pedro disse: "os quais, noutro tempo, foram desobedientes, quando Deus aguardava com paciência nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas pessoas, apenas oito, foram salvas através da água" (1 Pedro 3:20). A paciência de Deus foi demonstrada na sua demora em castigar os homens maus, pois ele esperou muito tempo antes de trazer a justiça.

Quando pensamos sobre essa história, percebemos que Noé precisou demonstrar bastante paciência. O navio que ele fez, sem nenhuma ferramenta elétrica, não caberia dentro de um campo de futebol! Para levar casais de todos os animais, precisou de um navio enorme, e foi isso que Noé fez. Não há dúvida que a construção da arca levou décadas, talvez até 120 anos (Gênesis 6:3). Mesmo com a tecnologia disponível hoje, réplicas da arca no tamanho real levam anos para fazer. Algumas delas custaram mais de trezentos milhões de reais. Noé e seus ajudantes precisavam de bastante tempo para completar sua obra. Durante essas décadas, Noé foi tentado a perder a paciência.

A rejeição da sua mensagem testou sua paciência. Além de ser o construtor da arca, Noé era "pregador da justiça" (2 Pedro 2:5). Imaginamos a frustração desse homem justo ao avisar os outros sobre o juízo iminente e perceber a falta total de interesse.

O trabalho árduo provou a persistência de Noé. É comum para pessoas começarem trabalhos e desistirem por causa da dificuldade. Imagine dedicar décadas da sua vida por causa de uma simples instrução: "Faça uma arca de tábuas de cipreste" (Gênesis 6:14). Sem ver chuva, sem ter lugar para testar e ver se o navio flutuaria, seria fácil para Noé abandonar a obra. Mas Noé persistiu.

Noé foi paciente em não se entregar à ansiedade pelo julgamento. É normal para pessoas tementes a Deus mostrarem seu desejo pela justiça divina. Especialmente quando encaram realidades da maldade do homem em cometer crimes hediondos, perguntam "por quê?" e "até quando?" (veja Salmo 73 e Habacuque 1:1-3). O profeta tinha motivo de falar: "Por isso, a lei se afrouxa e a justiça nunca se manifesta. Porque os ímpios cercam os justos, e assim a justiça é torcida" (Habacuque 1:4).  Noé demonstrou sua perseverança ao conter sua ansiedade, aguardando o tempo determinado por Deus.

Quando o eterno Deus é longânimo, é difícil para o ser humano ser paciente! Noé conseguiu, e nós também podemos mostrar a paciência para Deus cumprir seus planos.

www.estudosdabiblia.net

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Capricórnio
22/12 até 20/01
Termine de arrumar tudo que vem sendo organizado e se...

Ver todos os signos

Publicidade