12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

OAB

Polis e Arpini

Por
Foto Divulgação

O ex-prefeito Paulo Polis (MDB) tem mantido seguidas conversas com o ex-secretário de Saúde Jackson Arpini (sem partido). A dupla já trabalhou unida na vinda do curso de Medicina para Erechim, na viabilização da UPA, além de melhorias disponibilizadas ao Banco de Sangue. Há quem veja com bons olhos a dobradinha para 2020...

 

OAB - 1

OAB Erechim realiza a primeira assembleia geral extraordinária da gestão 2019/21 neste sábado (24). Presidente Leandro Pogorzelski destaca que momento servirá para prestar contas e, também, ouvir a advocacia.

 

OAB - 2

Em entrevista à coluna, Leandro antecipa que o 1º semestre dos trabalhos teve como prioridade garantir as “melhores condições para o profissional de direito exercer a atividade”, com foco na defesa das prerrogativas da advocacia e a ampliação da atuação da OAB junto aos órgãos públicos.

 

OAB - 3

Além disso, ao lado de outras subseções da região, a direção da OAB erechinense reuniu-se com a presidência do TJRS, reivindicando melhoria na prestação jurisdicional das comarcas da região, com a nomeação de juízes titulares, servidores e construção do novo fórum da comarca de Gaurama (pleito atendido, sendo que o projeto de construção para aprovação no vizinho município já foi apresentado).

 

OAB - 4

Ainda, diz o presidente Leandro, ampliou-se a atuação dos advogados junto à própria instituição, com a criação de novas comissões especiais e abertura de mais vagas para o preenchimento das já existentes.

 

Namoro

Multinacional gaúcha intensifica namoro com tradicional empresa erechinense. Momento é de análise de dados e verificação de informações, do tipo ‘check list’. Para casar, contudo, mais do que segurança, a confiabilidade será determinante.

 

Fim do Difa - 1

Diretor da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, José Gelso Miola, comemora resultado de encontro entre o presidente da Fecomércio gaúcha, Luiz Carlos Bohn, e o presidente do STF,ministro Dias Tófoli, na noite de quarta-feira (21), em Brasília. Na pauta, os efeitos negativos da cobrança do Diferencial de Alíquotas do ICMS (Difa) sobre as micro e pequenas empresas.

 

Fim do Difa - 2

Conforme Miola, um dos líderes estaduais na discussão do tema, ao solicitar a retomada, pelo STF, da votação que julga a extinção do Difa, a expectativa é de que seja decidido pela inconstitucionalidade da cobrança, o que deve gerar mais segurança jurídica aos negócios e um incremento aos cofres das empresas de até 14% em todo o País.

 

Fim do Difa - 3

Em 7 de novembro de 2018, depois de quatro votos favoráveis ao fim da cobrança e um voto pela manutenção, a matéria foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, que pediu vistas.

 

Fim do Difa - 4

A Fecomércio-RS participa da ação como ‘Amicus Curiae’, explica Miola, apresentando subsídios e dados que reforçam a inconstitucionalidade do imposto, como o aumento da carga tributária. O pedido pela retomada do julgamento foi entregue também aos ministros do STF Edson Fachin e Gilmar Mendes.

 

Deu no Vatican News

A celebração jubilar dos 100 anos da Paróquia São José, hoje Catedral Diocesana de Erechim foi notícia na página oficial do Vaticano (Vatican News), na versão portuguesa, na quarta-feira (21). Matéria, assinada por Andressa Collet e o padre Antonio Valentini, destacou - com foto - o encerramento dos festejos com a missa de ação de graças realizada no domingo (18), além de pontuar a homilia do administrador apostólico, Dom José Gislon, que enalteceu a trajetória da paróquia ligada à fé de pioneiros e das atuais gerações.

 

Curtíssimas

 

# Conforme a coluna havia antecipado na última semana, MDB elegerá neste sábado (24) Edgar Marmentini para presidir a legenda durante o período eleitoral de 2020.

# O novo diretório emedebista, formado a partir da moderação entre os ‘extremos’, apresentará renovação de 30%, com destaque para o papel da atual presidente Ana Oliveira, responsável por atuar como uma espécie de ‘algodão entre os cristais’.

# Banco do Brasil tem lucro líquido de R$ 4,4 bi no 2º trimestre de 2019. Enquanto isso, reorganização institucional, com demissões e fechamento de agências, deverá afetar até 3 mil funcionários - inclusive na região.

# Erechim sediará na próxima quinta-feira (29), o I Fórum de Turismo do Norte do RS. Atividade acontece às 9h, no CC 25 de Julho.

# Prefeitos estão temerosos quanto aos efeitos da proposta de reforma tributária do governo federal face o ISS, que pode ser incorporado a outros tributos. Na região Alto Uruguai, há chefe de executivo que admite ‘topar qualquer negócio’ para manter o Imposto nos já combalidos cofres municipais.

# Em razão de compromissos profissionais da empresa de consultoria e pesquisa ISPO, passei a semana em Campo Grande/Mato Grosso do Sul. Aqui, entrevistei o erechinense Antonio Avelino Frainer, 71, dono da Cantina Masseria e da Vila Pizza. A história dele, que é destaque no setor gastronômico do Centro-Oeste do país, você pode conferir no Bom Dia de amanhã (22). Vale a leitura.

# Produtor rural gaúcho estabelecido no Mato Grosso do Sul desde a década de 1970, e que integra grupo com mais de 12 mil hectares sob sua administração (com plantios de algodão, soja e milho, além de atividades ligadas à pecuária e psicultura), dá a dica aos leitores do Bom Dia: investir no MS segue sendo uma boa, mas, hoje, a pedida é ‘esticar’ os olhos e apostar as fichas no Mato Grosso. Alguém se interessa?

 

C@nto Digital

Relacionamento é métrica de sucesso

O seu varejo possibilita contatos?

Cada vez mais os consumidores, sobretudo os jovens, levam em conta a opinião e avaliação de terceiros, que podem estar na sua rede ou não, para fazer sua decisão de compra.

Mas, o que isso significa para o varejo?

É simples: resultado!

Marcas que já entenderam tal ‘processo’ saíram na frente. Um exemplo é a carioca Reserva, de Rony Meisler – que recentemente esteve em Porto Alegre participando do Suergs 2019/10º Fórum Instituto Unimed RS. A Reserva treinou os seus profissionais de atendimento para atuar de forma proativa no relacionamento com o cliente. Na prática, significa que os profissionais da Reserva estão constantemente em contato, offline e online, com os consumidores para contar as novidades da marca e, mais importante, saber da vida dos clientes. Além disso, a empresa acompanha de perto sua comunidade de consumidores nos canais digitais para saber o que estão falando e curtindo. Isso tudo vira inteligência de marketing para a Reserva.

 

Viagens Curtas – Por Enori Chiaparini

O monstro de metal

Em 1903 uma equipe da Comissão de Terras localizou no meio do mato, em Taboão (Getúlio Vargas), aquele que é considerado ‘o primeiro homem branco encontrado nas matas do Alto Uruguai’. Seu nome: Andrônico Manuel de Assunção.

Junto à sua morada de tábuas brutas, havia uma incipiente fabriqueta de erva-mate. Três anos depois, o engenheiro Marcelino Ramos, que locava o traçado da Ferrovia, encontrou nas imediações do bairro Três Vendas, um enorme Paiol de erva cancheada. Em sua caderneta de engenheiro, escreveu: ‘Paiol Grande’. Não é à toa que o primeiro nome da nossa cidade, pois, foi Paiol Grande

Desde o século XIX a região era" visitada" por aventureiros (donos de barbaquás) de Passo Fundo e da fronteira do Estado, que aqui vinham usurpar  a nossa erva sagrada. Só bandos armados intrépidos podiam colocar os pés nessas plagas cheias de perigos.

Também não por acaso o governo republicano criou a Colônia Erechim em 1908. Era para dar um basta na disputa  da terra por homens sem leis que vinham até da Argentina. Os desertores da Farroupilha e Federalistas, mais os fugitivos da polícia, encontravam um bom refúgio de Passo Fundo até o Rio Uruguai. As populações primitivas devem ter sentido na carne quando o ‘Monstro de Metal’ passou fumegando, apitando e rasgando a floresta.

A Revolução Industrial (iniciada na Inglaterra em 1750) aqui chegou em 1910 mudando o panorama para sempre.  A história e o tempo não mandam recado, mas sempre existem sinais e códigos anunciando o próximo capítulo, muito antes do ‘descobrimento’ da existência do próprio Andrônico...

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Áries
21/03 até 20/04
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade