0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

A Conquista de um Velho Guerreiro

Por Dennis Allan

Dois homens fiéis acreditavam na promessa de Deus de entregar a terra de Canaã aos israelitas, mesmo quando dez outros convenceram o povo a desistir da conquista. Quase 39 anos depois, esses dois, Josué e Calebe, foram os únicos homens da sua geração permitidos a entrar na terra prometida. Josué foi o líder do povo na conquista, escolhido por Deus para continuar o trabalho iniciado por Moisés.

O que aconteceu com Calebe? A história dele recebe menos destaque na Bíblia, mas é fascinante e digna da nossa atenção.

Aos 85 anos de idade, Calebe pediu uma herança especial. Ele entendeu que teria de expulsar os habitantes do lugar para tomar posse, mas isso não foi motivo de desistência. Observemos alguns fatos sobre Hebrom, a herança que Calebe recebeu na região montanhosa:

Hebrom foi uma cidade antiga (Números 13:22), e foi a residência de Abraão durante alguns anos (Gênesis 13:18).

Nesse lugar, Abraão enterrou sua mulher, Sara (Gênesis 23:19). Mais tarde, Abraão, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó foram sepultados no mesmo lugar (Gênesis 25:10; 49:29-32; 50:12-13).

Hebrom, talvez mais do que qualquer outro lugar na terra prometida, assustou os espiões que subiram com Calebe e Josué, por causa do tamanho dos homens. Foi nesse lugar que encontraram os filhos de Anaque, descendentes de gigantes (Números 13:22). Essa família foi citada como motivo da desistência dos outros espiões (Números 13:28.32.33).

Calebe viu os gigantes de Hebrom quando ele tinha 40 anos de idade, e estava disposto a enfrentá-los imediatamente por causa da sua confiança no Senhor (Números 14:6-9). Nunca esqueceu daqueles adversários, e não abandonou sua fé em Deus. Calebe chegou a Josué 45 anos depois e pediu autorização para conquistar esse lugar de gigantes. Como Calebe sempre acreditava, Deus deu a vitória para ele e sua tribo de Judá contra esses adversários, e possuíram Hebrom (Josué 15:14-19; Juízes 1:10).

Se um homem de 85 anos conseguiu a vitória, certamente teria conseguido no vigor da juventude 45 anos antes. A história da coragem de Calebe e da sua vitória sobre Hebrom não mostra a força do homem, e sim o poder e a fidelidade de Deus.

Mesmo pessoas que leem a Bíblia com frequência têm muita dificuldade em lembrar os nomes dos gigantes de Hebrom ou dos espiões covardes que desistiram diante deles. Mas dificilmente esquecem o nome de Calebe, um velho guerreiro que mostrou sua fé em Deus e conquistou uma montanha.

www.estudosdabiblia.net

 

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Virgem
23/08 até 22/09
Esta será uma semana lucrativa para você, por...

Ver todos os signos

Publicidade