25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Coluna do Leitor

Reencarnação

A Reencarnação (parte II) na Bíblia

Por Coluna do Leitor

Artigo União Espírita

Citações nos Evangelhos

Não nos esqueçamos da conversa que Jesus teve com Nicodemus (João, 3: 3-5)

 “... se digo, se alguém não for gerado de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que gerado da carne é carne, e o que foi gerado do espírito é espírito.” (João, 3:5-6)

Aqui Jesus faz uma distinção bem clara sobre o Espírito e o corpo.

Vale dizer também, que para os povos da antiguidade a água significava vida, elemento gerador absoluto, pois acreditavam que a Terra havia saído das águas.

Vemos passagens sobre a criação da Terra, no Livro Gênesis, do Antigo Testamento.

Mais uma passagem, a do Evangelho de João, no Capítulo 6, Versículo 63:

O espírito é o que vivifica, a carne não auxilia em nada; as palavras que eu vos digo são espírito e são vida.”

A ressurreição do corpo por outro lado, nos fins dos tempos, como apregoam algumas religiões, contraria frontalmente as próprias leis divinas.

Os elementos constitutivos dos corpos, após a morte, serão dissolvidos, desconstituídos e não voltarão a ser como antes.

Para Deus, nada seria impossível, poderão alegar alguns, mas como poderão os elementos ser os mesmos de um corpo vivo após voltarem ao pó?

A aceitar esse dogma, estaríamos aceitando Deus contrariando suas próprias Leis...

Outras passagens que se referem à reencarnação, encontramos em Mateus, 16:13-14; Mateus, 17:12-13 Marcos, 9:11-13; João, 9:3-16; 1 Coríntios, 15:35-38, como a seguir:

 “Mas alguém dirá: como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?” (1 Coríntios 15:35)

E o Apóstolo Paulo responde: “Quando semeias, não semeias o corpo que há de ser...” [...] Mas Deus dá à semente o corpo apropriado.” (1 Coríntios, 15:37-38).

Convém, novamente lembrar que a expressão “reencarnação” surgiu apenas em 1857, por obra de Allan Kardec, para identificar adequadamente uma realidade antigamente conhecida no meio hebreu como ressurreição, como renascimento.

Os Detratores da Reencarnação

Aqueles que afirmam que a reencarnação nunca foi citada na Bíblia, utilizam-se do diálogo que houve entre os Levitas e sacerdotes quando interrogavam João Batista:

“ E interrogaram-no: Então, quem és? Tu és Elias? Ele diz: Não sou. Tu és o profeta? Respondeu: Não.” (João, 1:21)

Evidentemente que não era Elias; NAQUELA EXISTÊNCIA!

Outra passagem na qual se apoiam os contraditores, está em Hebreus 9:27 e 28, quando o apóstolo Paulo diz que o homem morre uma vez só, assim como Jesus, diz ele, que morreu uma vez só para resgatar nossos pecados.

O apóstolo Paulo referia-se ao homem, enquanto visão antropológica, que é a visão do corpo, da carne, dos ossos, do sangue.

Realmente, esse homem, morre uma vez só!

Poderíamos citar dezenas de passagens que identificam a reencarnação como algo que fazia parte da crença dos hebreus, embora não totalmente compreendido, haja vista que tratavam o acontecimento como ressurreição.

(Próximo tema: A REENCARNAÇÃO - Parte III – NA CIÊNCIA)

 

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
SEX - O Sol na Casa 10 indica que você tem se...

Ver todos os signos

Publicidade