21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

Uma leoa e seu filhote: perspectivas enganadoras

Por

Circulam na Internet duas fotos tiradas por Andreas Hemb na Reserva Nacional Maasai Mara na Quênia e publicadas pela Caters News Agency. Se tiver acesso à internet, veja as fotos neste link: https://9gag.com/gag/aoegLbg (consultado em 04/11/2024).

A primeira foto mostra uma leoa com filhote na boca. Parece que a mãe esteja engolindo o filhote pela cabeça. A segunda, tirada do outro lado do animal, deixa claro que o filhote está tranquilo, com a cabeça intacta, sendo carregado pela mãe.

A mesma cena, vista de duas perspectivas, resulta em percepções completamente diferentes. A primeira foto pode ser interpretada com prova da crueldade da leoa, enquanto a segunda leva a uma conclusão completamente oposta.

É uma ilustração simples de uma realidade que nunca deve ser esquecida. Vários textos bíblicos tratam de casos nos quais uma perspectiva limitada leva à confusão e decisões erradas. A Bíblia ensina sobre esse perigo de forma positiva, negativa e prática.

De forma positiva, o autor de Provérbios ensinou a importância de ouvir os dois lados de uma história: “O primeiro que pleiteia a sua causa parece justo, até que vem o outro e o examina” (Provérbios 18:17). Até os sistemas de justiça humana procuram respeitar esse princípio e permitir ampla defesa de pessoas acusadas de crimes. Quem procura servir a Deus deve mostrar ainda mais cuidado.

Do lado negativo, Deus foi taxativo ao proibir qualquer condenação baseada na palavra de uma única testemunha: “Uma só testemunha não poderá se levantar contra alguém por qualquer iniquidade ou por qualquer pecado, seja qual for que cometer; pelo depoimento de duas ou três testemunhas se estabelecerá o fato” (Deuteronômio 19:15).

Um exemplo de aplicação prática se encontra em Juízes 22. Quando a terra de Canaã foi distribuída entre as tribos de Israel, os clãs que herdaram a região ao leste do rio Jordão erigiram uma réplica do altar usado para fazer sacrifícios ao Senhor. Todas as outras tribos interpretaram isso como intenção de praticar idolatria, uma rebeldia que traria a ira de Deus sobre a nação. Mas, antes de agir para castigar essas tribos, mandaram representantes para questionar o procedimento. Quando aquelas tribos explicaram que não tinham nenhuma intenção de desrespeitar a Deus, os demais israelitas ficaram satisfeitos e desistiram dos planos de ataque.

Seja a imagem de uma leoa ou a acusação contra alguém, vamos avaliar bem.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade