21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

Sofonias define o Dia do Senhor

Por

A expressão “o dia do Senhor” aparece mais de 20 vezes na Bíblia, e termos parecidos se encontram várias outras vezes. Quando encontramos essa expressão, devemos evitar dois erros comuns:

  1. Não devemos forçar os textos para concluir que esse termo sempre se refere a um único acontecimento. O mesmo Deus que usa a palavra leão para identificar animais (Juízes 14:5,6; 1 Samuel 17:34), perseguidores (2 Timóteo 4:17) e Satanás (1 Pedro 5:8) emprega a mesma palavra para identificar Jesus Cristo (Apocalipse 5:5). Sempre precisamos considerar o contexto para compreender palavras. A expressão “o dia do Senhor” aparece em vários contextos históricos e proféticos. Esses textos geralmente têm um tema em comum, mas nem sempre se referem especificamente ao mesmo acontecimento. Imaginar que “o dia do Senhor” sempre fala de algo que acontecerá ainda no futuro distorce o sentido e perde o significado de alguns textos. Às vezes, essa expressão é empregada por profetas para falar do castigo iminente de Judá (Sofonias 1:14; Joel 2:2 etc.). Em outro texto, o mesmo termo fala do castigo da Babilônia (Isaías 13:6). Ainda outros autores usam as mesmas palavras para falar da vinda de Jesus, o dia final para todos (2 Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3:10 etc.).

 

  1. Não devemos enxergar apenas a metade do significado do termo. O pequeno livro de Sofonias mostra os dois lados do dia do Senhor. O aspecto assustador fica para os rebeldes. Deus disse: “Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e vem chegando depressa. Atenção! O Dia do Senhor é amargo, e nele clamarão até os poderosos. Aquele dia será um dia de ira, dia de angústia e tribulação, dia de ruína e destruição, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e densas trevas, dia de toque de trombeta e gritos de guerra contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. Trarei angústia sobre as pessoas, e elas andarão como se estivessem cegas, porque pecaram contra o Senhor...Porque ele certamente fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra” (Sofonias 2:14-18).

 

Há, porém, um outro lado dessa moeda. Ao castigar os rebeldes, Deus estende a salvação aos arrependidos: “Naquele dia, se dirá a Jerusalém: ‘Não tenha medo, ó Sião, não desfaleçam as suas mãos.’ O Senhor, seu Deus, está no meio de você, poderoso para salvar” (Sofonias 3:16-17).

 

A justiça de Deus sempre tem dois aspectos: castigo dos rebeldes e livramento dos que o amam.

www.estudosdbiblia.net

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade