Blog do Gleison Wojciekowski

Aquafoto.jpg

As cordas de Jean Domingues e a Aqua-play

Por Gleison Wojciekowski
Foto Arquivo pessoal

Na década de 1990, uma das músicas mais tocadas nas rádios locais era Ninfetinha da banda Aqua-play, e seu baixista era Jean Domingues.

Jean Domingues nasceu em Erechim dia 4 de janeiro de 1977, filho de Hilda Lídia Domingues e Benohy Domingues, e tendo como avós paternos Doralício Domingues e Rosa Domingues e avós maternos Inácio Disarz e Alexandra Disarz, porém foide seu bisavô João Bartinicki, que tocava violino,de onde herdou herdou a veia musical.

Por influência de sua mãe, que não teve a oportunidade de estudar música, mas queria que seus filhos tivessem; e com o apoio de seu pai, uma amante incondicional da música, Jean teve acesso a uma formação musical, iniciando seus estudos aos sete anos de idade, no Conservatório Musical Francisco Manuel (ligado ao Colégio São José), onde estudou piano com diversas professoras e violão com o professor Arnaldo Savegnago. Jean permaneceu estudando no conservatório até os seus 17 anos de idade quando mudou para Porto Alegre, para continuar seus estudos e seguir com sua carreira musical.

Este período estudando em Erechim proporcionou a Jean não somente um conhecimento básico de música como também a oportunidade de utilizar estes conhecimentos em palco, pois o Conservatório Francisco Manuel assim como o Colégio São José organizavam apresentações artísticas onde seus alunos mostravam seu aprendizado, nesses eventos teve sua estreia musical.

Em Porto Alegre estudou harmonia, improvisação e técnica do instrumento com o guitarrista JulioHerllein, porém não fez faculdade de música, optando pelo curso de história

Em 1993 Jean Domingues (baixo) e Roberto Amorim (vocal) iniciaram suas apresentações nos bares de Erechim, este seria o embrião da banda Aqua-play, grupo do qual também fariam parte Giani Rota Telles na percussão e vocal, Diogo Dartora na bateria, Mateus Dalla Rosa no saxofone e DanierriDartora na guitarra.

A Aqua-play gravou duas fitas demo em um estúdio de Marau, chamadas de Ninfetinha e GineteiaMaddafucker, tendo a música Ninfetinha se tornado sucesso instantâneo nas rádios locais.

Na busca pela carreira a Aqua-play participou de diversos festivais de música, inicialmente com o terceiro lugar no festival estadual chamado Circuito de Rock da RBS TV, depois no ano de 1995 foi campeã do Fest Valda em Porto Alegre e em 1996 foi campeã nacional do Skol Rock. Este último abriu diversas portas para o grupo, possibilitando uma circulação nacional,abrindo shows para bandas como Emerson, Lake and Palmer, Dio, Scorpions, Bruce Dickinson, Barão Vermelho, Ira, Titãs, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Raimundos, Engenheiros do Hawai.

Esse processo trouxe ao grupo além de muita bagagem e experiência, também muita visibilidade, que possibilitou a gravação de dois discos lançados pela gravadora ACIT.

Ao longo destas décadas de trabalho, houveram diversas mudanças de formação, porém a dupla de fundadores Jean  Domingues (Jean Monstrinho) e Roberto Amorim sempre permaneceram no grupo. Passaram pelo grupo os guitarristas Danierri, Dadi, Paulo Inda (professor de violão da UFRGS), Ricardo Horn (ex- Engenheiros do Hawai), Lourenço Schmidt, Rodrigo Schier e novamente Paulo Inda; e os bateristas Diogo Dartora, Felipe Koetz e Sérgio.

Apesar da banda Aqua-play não estar em atividade atualmente, ela não encerrou definitivamente sua carreira, existe a possibilidade de seu retorno.

Atualmente Jean Domingues é proprietário da MV Produções Artísticas, onde trabalha como produtor e empresário de alguns artistas; além de trabalhar com o Duo Música Viva, que faz versões de músicas de Led Zeppelin, The Beatles, Rolling Stones, AC/DC e Queen, com violão e violino, vozes, piano e trilhas pré-gravadas. Com esse duo. Jean tem um EP e vários vídeos gravados.

Desde que Jean foi morar em Porto Alegre a mais de 20 anos, dá aulas particulares a domicílio, chegando a ter 45 alunos, porém as outras atividades profissionais lhe permitem manter apenas 30 alunos.

Como compositor Jean fez parceria na maior parte das músicas do Aqua-play e assina os arranjos do Duo Música Viva.

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Sagitário
22/11 até 21/12
Boa nova, sagitariano: o ingresso de Marte em seu signo....

Ver todos os signos

Publicidade