Publicidade

Blog de Dad Squarisi

Dad Squarisi

Dad Squarisi fez curso de letras na UnB. Tem especialização em linguística e mestrado em teoria da literatura. É editora de Opinião do Correio Braziliense e comentarista da TV Brasília.

  • O professor e o zodíaco

    Por Dad Squarisi
    Foto Divulgação

    Recado

    “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

    Guimarães Rosa

     

    Amanhã é Dia do Professor. O zodíaco lhe dedica um signo especial. É Sagitário, que impera de 22 e novembro a 21 de dezembro. Eis a história, que vem lá da mitologia grega: o centauro Quíron aprendeu tudo de medicina, plantas e artes da guerra. Por isso educou muitos heróis. Sem querer, Hércules o feriu.

    Quíron sentiu tanta dor que quis morrer. Não pôde porque era imortal. Deu, então, a imortalidade a Prometeu e se transformou na constelação de Sagitário. Ela parece o voo de flecha. É homenagem ao conhecimento, que eleva a natureza animal em espiritual. Você é sagitariano? Então adora viajar, conhecer outras culturas e ensinar tudo o que sabe — igualzinho ao mestre.

    Ensinar e aprender

    O professor ensina. O aluno aprende. Certo? Em parte. Hoje, volta e meia, os papéis se invertem. Com a moçada pra lá de informada, mestres se atualizam com garotos e garotas que adoram dividir conhecimentos. Basta ter humildade e curtir. De quebra, lembrar a regência do verbo que enriquece uns e outros.

    No sentido de dar instrução, a gente ensina alguma coisa a alguém: O professor ensinou a conjugação verbal ao aluno. João ensina os truques da informática ao irmãozinho Rafael. A leitura ensina as belas lições a adultos e crianças.

    O ou lhe?

    Quer substituir os complementos pelo pronome átono? Fique esperto. O alguma coisa coisa é objeto direto. Pede o pronome o ou a. O alguém é objeto indireto. Exige o lhe. Assim: O professor ensinou-a ao aluno. O professor ensinou-lhe a conjugação verbal. João ensina-os ao irmãozinho Rafael. João ensina-lhe os truques da informática. A leitura ensina-as a adultos e crianças. A leitura ensina-lhes as belas lições.  

    Olho vivo

    Dia do Professor é data comemorativa. Joga no time de Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia da Pátria, Dia de Finados, Dia de Todos os Santos. São todos nomes próprios. Escrevem-se com inicial maiúscula.

    Abreviatura

    Que tal homenagear o professor? Além de cumprimentos, beijos e abraços, escreva a abreviatura como os mestres ensinam. A forma reduzida de professor é prof. A de professora, profª.

    Eles disseram

    “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” (D. Pedro II)

    *

    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

    *

    “O melhor professor é muito interativo.” (Bill Gates)

    *

    “Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.” (Paulo Freire)

    *

    “Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm. O aluno acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso.” (Nicholas Sparks)

    *

    “Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida.” (Augusto Cury)

    *

    “Na construção de nosso conhecimento, os livros são os tijolos, e os professores são os pedreiros.” (Jonathan Fonseca Fogo)

    *

    “A educação é responsabilidade dos pais, o ensino é responsabilidade dos professores, a aprendizagem depende do desejo do aluno.” (Rogério Joaquim)

    *

    “Ser professor é, antes de tudo, gostar de gente. É se importar com a história de vida das crianças e olhar verdadeiramente nos olhos de cada uma delas.” (Aucimara Souza do Nascimento)

    Leitor pergunta

    Quando empregar ascendência e descendência? Sempre me confundo.

    Maria Ângela, BH

    Ascendência é o vínculo da pessoa com as gerações anteriores (pais, avós, bisavós). Descendência é o vínculo da pessoa com as gerações posteriores (filhos, netos, bisnetos): Tenho ascendência italiana. A Justiça declarou infames os descendentes do alferes José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Nos estudos, as influências astrais são as...

Ver todos os signos

Publicidade