Publicidade

Blog de Grupo Jupem

Cultura

Grupo Jupem

O Grupo Jupem é um dos mais antigos grupos folclóricos de Erechim. São erechinenses, descendentes de poloneses ou não, que encontram no grupo um ambiente pronto para desenvolver as habilidades e talentos.

  • CLCP x Jupem

    Por Grupo Jupem
    Foto Divulgação

    Dirce Gaiatto Kozak - Presidente do Jupem
    Pedagoga com especialização em Psicologia do Desenvolvimento.
    Pós-graduada em Recursos Humanos para atuar com deficiência intelectual.
    Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

    O Centro de Língua e Cultura Polonesa Núcleo de Erechim (CLCP) foi fundado em 1991 junto à Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus José Bonifácio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), dentro do projeto "Pluralismo de idioma" da SE/RS pelo nosso saudoso Geraldo Augusto Górski.

    No ensino da língua e cultura Polonesa os professores desenvolvem seu trabalho dentro de princípios e normas que fazem o ensino-aprendizagem acontecer de acordo com o potencial de cada educando. O trabalho é feito com muito amor, comprometimento e interesse pela cultura dos nossos antepassados do país da nossa origem - Polônia. 
    No ano de 2015, os alunos tiveram a oportunidade de assimilar e conhecer melhor a língua e a cultura com a vinda da professora Maria Sobol da Polônia que trabalhou com a turma por alguns meses. 
    Nesse trabalho, nossa querida professora Leila que nos deixou no último dia 17/12, se dedicava como docente. Acompanhou e formou várias turmas. Nos elencos de dança do grupo Jupem trabalhou ensinando o básico da Língua, cantigas e a história das regiões de origem das coreografias das nossas danças. Participou de cursos de aperfeiçoamento de língua e cultura na Polônia e em Curitiba para melhor atender seus alunos. Nós Jupenianos em parceria com o CLCP somos construtores de uma rica história onde cada um manifesta a cultura no seu tempo, contribuindo para a formação sociocultural de nosso País. Sempre com o pensamento voltado de que "Cultura não tem fronteiras". 
    A escola de vida que os grupos culturais, podem dar às crianças, adolescentes, jovens e adultos só é reconhecida depois de certa maturidade, muitas vezes após deixar os grupos. Fazer parte do Grupo Jupem é para pessoas determinadas, persistentes e comprometidas. Esse grupo é formado do talento de cada um que faz parte da família jupeniana. Todos são importantes com suas particularidades como ser humano e isso contribui para uma melhor convivência enquanto grupo. 
    O valor da empatia de querer o crescimento de todos, faz cada um sentir-se acolhido e amado. Todos lutando pela mesma causa que é manter viva a cultura de nossos heróis imigrantes. 
    Neste sábado, à tarde o grupo Jupem faz sua apresentação artística no salão de Atos da URI em agradecimento ao Sicredi pela sua participação como patrocinador master do nosso 30° Espetáculo da Primavera. 
    No dia 27/11, às 20h estará com um elenco de dança e a kapela com a música apresentando-se no Café Cultural durante a Feira do Livro.
    No dia 30/11, às 10h o elenco da turma A estará se apresentando na Escola Toquinho de Gente. 

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
Pode se desentender com alguém de fora. Não...

Ver todos os signos

Publicidade