Euro R$ 3,96 Dólar R$ 3,23

Publicidade

Blog de Grupo Jupem

Cultura

Grupo Jupem

O Grupo Jupem é um dos mais antigos grupos folclóricos de Erechim. São erechinenses, descendentes de poloneses ou não, que encontram no grupo um ambiente pronto para desenvolver as habilidades e talentos.

  • Dançarina em intercâmbio

    Por Grupo Jupem

    Eduarda Szynkaruk Forest está no Canadá desde setembro de 2017 e nos conta como é esta experiência. Duda tem 18 anos e é dançarina do Elenco Adulto e também já participou da Kapela, onde tocava violino. Hoje, ela está nos últimos dias do intercâmbio e compartilha com a gente suas emoções.

    “Decidi fazer intercâmbio quando comecei a fazer aulas de inglês em uma escola voltada para a conversação, decidi que faria depois de uma viagem pra Ribeirão Preto, onde tive a oportunidade de conhecer duas pessoas, uma menina que tinha ficado no Canadá e um menino que foi para Nova Zelândia. conversei com os meus pais e em pouco tempo decidimos que eu viria para cá, ficamos na dúvida do tempo, mas decidi me arriscar e escolhi ficar por cinco meses”.

    “Vim para o Canadá por indicação da minha agencia e acabei ficando em Halifax na Nova Scotia. Cheguei e fui recepcionada pela minha hostmom Emily, e pela minha host sister, Amu do Japão que também é intercambista. Moro com elas e fui muito bem recebida. Quero muito manter contato para voltar e para visitar a minha irmã no Japão. Tenho uma convivência muito boa aqui, viajamos juntas para Toronto, foi inesquecível”.

    “Minha rotina começa às 9h35 e vai até às 15h35, nesse tempo permaneço na escola onde tenho matérias como inglês, yoga, artes e foodprep. As aulas são bem diferentes do Brasil, temos quatro subjects por semestre, os períodos são maiores, o que facilita muito na hora de fazer os projetos que temos que cumprir para cada curso. As aulas são muito liberais e eu me senti livre aqui, mesmo sendo um país e idioma totalmente diferente”.

    “Conheci muitos brasileiros aqui também, o que foi muito bom, pois quando sentia saudade do Brasil, sempre saíamos para nos divertir e conhecer um pouco mais da cidade. Sinto muita saudade do Brasil, da minha família e dos meus amigos. acho que a época mais difícil aqui foi o natal e o ano novo, pois passei longe da minha família e isso nunca tinha acontecido”.

    “Sinto muita falta de dançar e de dar aula no Jupem, espero muito voltar a dançar e a voltar para este Grupo que me deixa com muita saudade e ótimas lembranças”.

    “Não me arrependo em ter feito este intercambio, pois todos os dias foram de muito aprendizado, conhecimento, descobertas e conquistas. Fazer intercâmbio é incrível pela troca de conhecimentos que adquirimos de todas as partes do mundo”.

    “Estes cinco meses passaram voando, e com toda certeza vão deixa uma saudade boa e com vontade de reencontrar as pessoas que eu conheci aqui, pois realmente tivemos uma troca. Acredito ter deixado um pouco de mim, para cada um que conheci e por levar comigo um pouquinho de cada um deles”.

    Eduarda está de volta ao Brasil no fim do mês e ainda tem muitas histórias para contar aos familiares e amigos.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Aquário
21/01 até 19/02
A fase lunar nova ocorre no setor de relações...

Ver todos os signos

Publicidade