Publicidade

Blog de Coluna do Leitor

  • Falar mais em mobilidade é preciso!

    Por Coluna do Leitor
    Foto Rodrigo Finardi

    Ale Dal Zotto
    Vereador de Erechim 

    Diante das diversas conversas informais no dia a dia é comum falarmos sobre o trânsito. Fica em voga visões divergentes, análises, sugestões e "soluções" oriundas dos cidadãos. Mediante a isso, faz-se necessário um debate mais aprofundado em relação a mobilidade urbana, que tem sido pouco debatida e trabalhada com a comunidade.
    O governo municipal por razões não sabidas, por vezes não cumpre as orientações do Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) e também legislações maiores no que tangem os domínios da ferrovia que corta a cidade. 
    Outra questão pertinente, que merece atenção, é a instalação de alguns semáforos na cidade que se mostravam necessários, evitando acidentes, fazendo o fluxo ser mais seguro tanto para motoristas quanto para pedestres. Creio que eram necessários, ouço relatos que poderia ser diferente, ouço relatos positivos e relatos negativos. 
    Outra análise que vem à tona nas rodas de conversa, trata-se das rotatórias. Alguns acham que atrapalham o trânsito, estão defasadas, não podem circular dois carros e por aí vai.Reflito que a cidade cresceu, o número e o fluxo de veículos aumentou e isso deve ser levado em conta para melhorar a mobilidade. 
    Cobro insistentemente na tribuna, em audiências com o prefeito mais de uma vez e agora nesse espaço. É urgente uma campanha de educação no trânsito, que leve em consideração todos os atores envolvidos. Motoristas, pedestres e servidores municipais que têm a responsabilidade de organizar o trânsito, precisam constantemente aprimorar o conhecimento. Podendo assim, evitar transtornos, conflitos e acidentes.
    Não menos importante, se faz necessário manter as faixas de rolamento sinalizadas bem como as faixas de segurança, espelhadas nas vagas de estacionamento, sempre perfeitas. Outro ponto relevante é a organização do trânsito com o Estacionamento rotativo pago, diga-se de passagem, que foi um grande acerto, entretanto alguns pontos necessitam ser revistos.  
    Outro ponto a ser levantado é o transporte coletivo. Creio que o contrato assinado com a Empresa de Transportes Gaurama Urbano, garanta a acessibilidade para os usuários e possa trazer mais opções de linhas e horários que atenda a demanda do cidadão. 
    É imprescindível para que possamos avançar, investir em ciclovias (cobradas pela comunidade), gerando economia, trazendo benefícios a saúde. Tudo isso, pode resultarna melhoria da mobilidade urbana. Com o aumento da circulação de bicicletas, haverá a menos veículos, menos poluição e mais fluidez no trânsito.
    Sugestiona-se que a instalação de controladores eletrônicos de velocidade, com monitoramento de veículos, possa controlar o fluxo, gerar segurança para todos atores envolvidos no trânsito.Além disso, pode monitorar quem entra e sai da cidade, esclarecendo eventualidades que aconteçam e sanando problemas.
    Reforçando a necessidade de ações educativas no trânsito e melhorias na mobilidade urbana, reafirmo a leitura de alguns dados precisos, apresentadosna pesquisa que segue: 
    Pesquisa realizada datada de 10 de outubro, onde encontrei os seguintes números, com fonte Procergs, site do Detran-RS quanto a cidade de Erechim () Automóveis: 44.415; Motocicleta motonetas e ciclomotor: 12884; Caminhão e caminhão trator: 3022; Reboques: 2095; Ônibus e micro-ônibus: 841; Tratores: 16; Utilitários, camionetes e camionetas: 10.826; Outros: 55. Total de 74.154. 
    Observando os dados, nota-se o crescimento considerável de veículos, ainda temos o aumento de fluxo dos visitantes de outras cidades. Por exemplo aos sábados de manhã, com comércio aberto, quantos carros giram na cidade?
    Diante deste contexto é pertinente lembrar que já temos um plano de mobilidade que foi contratado no governo passado.Todavia, cabe questionar se vale a pena discutir e implementar, bem como se existe outra proposta do governo municipal para melhorar a mobilidade urbana de Erechim?

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Escorpião
23/10 até 21/11
Sua habilidade de comunicação está em...

Ver todos os signos

Publicidade