23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Moradores promovem repovoamento com espécies nativas

teste
Divulgação
Por

Moradores das margens do lago da barragem do Rio Passo Fundo, na região da Estrada da Carreta Quebrada, no município de Quatro Irmãos, ´promoveram a soltura de 5 mil alevinos de jundiá e 500 alevinos de lambaris como ação de repovoamento com espécies nativas. São cerca de 20 moradores de uma faixa de terra pertencente à Família Dhaubermann, centenária proprietária naquela região, que no início do século 20 era trajeto de ligação de Passo Fundo com o Goio-En, na travessia do Rio Uruguai.

Armindo Malagutti, da Piscicultura Santa Rita, empresa parceira do projeto, explica que as espécies introduzidas no lago, são resultantes de oito anos de pesquisa pela faculdade de zootecnia de Uruguaiana-RS. O Jundiá Cinza, é musculoso e pode pesar 500 gramas em doze meses. Ele surge de cruzamentos de quatro espécies nativas dos rios gaúchos. O mesmo acontece com o lambari Tambiú, que se multiplica rapidamente e ainda é predador da larva do mosquito borrachudo.

De acordo com os moradores, a iniciativa, além de repovoar ás águas da barragem naquela região, visa também estabelecer um conjunto de ações preservação ambiental do espeço costeiro do lago. O empresário rural Claudemar Dhaubermann, da segunda geração dos primeiros proprietários, acredita que ali está nascendo um projeto de ocupação sustentável de promoção de relação de convivência saudável dos atores do ecossistema local, num lugar com histórica tradição de respeito com a natureza.

Na avaliação do prefeito Adilson De Valle, que participou da soltura dos alevinos, o projeto é importante para o município do ponto de vista ambiental e de turismo, já que alguns moradores são oriundos de outros de vários pontos da região norte do estado. Ele esteve acompanhado dos secretários Valdecir Toigo (Obras) e Silvano Dogenski (Educação).

Publicidade

Blog dos Colunistas