24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Professor da URI é destaque nacional em prêmiação

teste
professor enfermagem.jpg
Por Assessoria
Foto Divulgação

Dissertação de mestrado, do professor Samuel Romero da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), fica entre os finalistas de premiação nacional.  Professor do curso de graduação em Enfermagem, que hoje é doutorando em saúde coletiva, é reconhecido entre os 20 trabalhos indicados como finalista do Prêmio de Incentivo em Ciência Tecnologia e Inovação, para o Sistema Único de Saúde (SUS) da edição 2017, do Ministério da Saúde.

Intitulada “Letramento Funcional em Saúde (LFS) de Idosos”, a dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento da Universidade de Passo Fundo, discutindo a importância de avaliação no contexto da assistência integral à saúde do idoso, com a participação de 250 pessoas.

Conforme assessoria, o trabalho foi realizado em função do fenômeno de envelhecimento humano estar acelerado no Brasil. No quadro mundial, existe a necessidade de formação de recursos humanos qualificados e preparados para atender as demandas dos usuários idosos em suas necessidades, singularidades e vivências.

Embora o trabalho não tenha sido referenciado para recebimento do prêmio, na percepção do professor Samuel, “estar entre as 20 dissertações do país, foi um imenso reconhecimento, já que o concurso contava com 522 trabalhos inscritos nas variadas temáticas. Disseminar a importância de avaliação do Letramento Funcional em Saúde é uma forma de garantir a busca por equidade nos diversos serviços de saúde e esta característica deve ser assumida por todos os profissionais envolvido na atenção à saúde em geral. O LFS já é tema de um trabalho de conclusão de curso na graduação em Enfermagem neste ano e prevê a discussão acerca da integralidade nos contextos de saúde".

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas