17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Ministério Público Federal em Erechim obtém liminar em ação civil pública para bloqueio de bens de arrendadores de áreas indígenas

teste
tv bom dia.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto TV Bom Dia

O Ministério Público Federal em Erechim obteve decisão judicial liminar, do Juiz da 1ª Vara Federal de Erechim, determinando o bloqueio de bens de propriedade de dois empresários, uma ex-liderança indígena, um servidor público da FUNAI e um agricultor, no valor de mais de 4 milhões de reais, acusados de agirem em conluio para explorar ilicitamente, mediante arrendamento, a Terra Indígena de Ventarra, em Erebango/RS, entre os anos de 2012 e 2014.

O Juiz proferiu a decisão liminar nos autos da ação civil pública (Processo nº 5005404-88.2017.4.04.7117/RS), na qual o MPF requereu a condenação dos réus ao pagamento de R$4.471..205,46 por danos materiais e morais coletivos causados à comunidade indígena de Ventarra.

A liminar foi deferida com o objetivo de evitar que os réus se desfaçam de seu patrimônio, garantindo que a comunidade indígena possa ser ressarcida ao final do processo no caso de sentença condenatória. Da decisão liminar ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O arrendamento, ou qualquer negócio assemelhado, que tenha por objeto terras indígenas de propriedade da União é proibido, pois a Constituição Federal (art. 231, § 2º) assegura aos indígenas a posse permanente das terras que tradicionalmente ocupam e o usufruto exclusivo de suas riquezas.

Publicidade

Blog dos Colunistas