19°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Estado

Projetos da Segurança Pública são sancionados

Diversas iniciativas foram sugeridas pela Comissão Especial da Segurança Pública, presidida pelo deputado Ronaldo Santini

teste
segurança.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O Governo do Estado sancionou, nesta quinta-feira (11/01), o conjunto de leis da área da Segurança Pública, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa no final de 2017. A sanção de 18 iniciativas, conforme avalia o presidente da Comissão Especial da Segurança Pública (CESP), deputado estadual Ronaldo Santini, certamente irá contribuir para amenizar a atual crise que o Rio Grande do Sul está vivenciando na área.

Nesse processo, a Comissão Especial teve papel importante, uma vez que diversas leis foram sugeridas ou debatidas em audiências públicas da CESP. A isenção de ICMS para aquisição de armas de fogo por agentes da segurança, bem como para os interessados em doar equipamentos e veículos, além da obrigatoriedade na instalação de dispositivos de segurança nos estabelecimentos bancários foram algumas das sugestões. “Agora também é lei nossa proposta para o retorno de policiais aposentados da Polícia Civil, IGP e Susepe. Esses profissionais, com seu conhecimento e experiência, contribuirão com o trabalho desenvolvido e no aumento do efetivo policial. A criação de um fundo específico para o recebimento de doações para a área da segurança é outra iniciativa”, destacou Santini.

De acordo com o parlamentar, muitos avanços são necessários, mas, com a articulação conjunta e união dos poderes e da sociedade, haverá êxito na redução dos índices de criminalidade e uma maior valorização dos profissionais da segurança, que dedicam suas vidas para proteger a todos. “Ficamos contentes que o trabalho da Comissão tenha gerado frutos positivos. Aguardarei a regulamentação dessas matérias para que possamos começar a produzir resultados ainda melhores”, salientou Santini.

Confira, abaixo, o resumo, conforme informações do Governo, de cada uma das iniciativas sancionadas:

1 - PL 286/2017: Isenta de ICMS as doações de veículos e equipamentos (armamentos, videomonitoramento, coletes balísticos, munições etc.) feitas por pessoas físicas ou jurídicas para a Segurança Pública. Também isenta do imposto a aquisição, por parte de servidores da Segurança Pública, de armamento e equipamentos de proteção individual.

2 - PL 268/2017: Cria um fundo específico para receber as doações financeiras da sociedade civil organizada e de pessoas físicas e jurídicas que desejam cooperar com os órgãos de segurança pública. Além disso, fomenta a rede de cooperação por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública com Municípios (SIM).

3 – PL 285/2017: Torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nos estabelecimentos bancários, visando à proteção do seu patrimônio, dos usuários, dos funcionários e do entorno.

4 - PL 282/2017: Regula o processo de adoção de equinos e caninos pertencentes aos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública.

5 - PLC 284/2017: Aumenta o valor do abono de incentivo à permanência dos militares estaduais para estimular a permanência no serviço ativo. Também estende o benefício aos tenentes.

6 - PL 269/2017: Possibilita a convocação de militares da reserva para atuação em atividades administrativas, de videomonitoramento, de guarda externa de presídios, atividades auxiliares de bombeiros, ensino e treinamento, entre outras, permitindo que os militares da ativa dediquem-se às atividades de polícia ostensiva e bombeiro militar.

7 - PL 276/2017: Recruta servidores aposentados da Polícia Civil para atividades administrativas e de videomonitoramento, realocando os servidores da ativa para as atividades operacionais. Reaproveita profissionais com experiência e aptidão, realocando os servidores da ativa para os serviços operacionais.

8 - PL 275/2017: Recruta servidores aposentados do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para atividades administrativas de suporte à perícia. Reaproveita profissionais com experiência e aptidão, realocando os servidores da ativa para as atividades periciais.

9 - PL 277/2017: Recruta servidores aposentados da Susepe para atividades administrativas, de videomonitoramento e de controle de tornozeleiras. Reaproveita profissionais com experiência e aptidão, realocando os servidores da ativa para a atividade-fim.

10 - PL 270/2017: Amplia o Programa de Soldado PM Temporário, permitindo a atuação dos egressos do serviço militar, nos últimos 5 anos, em funções administrativas, internas, de videomonitoramento, dentre outras. Ainda, permite a inclusão do programa em todos os municípios, o que antes estava restrito aqueles com mais de 100 mil habitantes.

11 - PL 271/2017: Cria o Programa de Soldado Temporário do Corpo de Bombeiros, à semelhança do Soldado PM Temporário. O programa é voltado à execução de atividades administrativas, de apoio e de serviços internos, auxílio nas ações de segurança, prevenção, proteção e combate a incêndios e defesa civil.

12 - PL 274/2017: Cria o Programa de Militares Técnicos Temporários, à semelhança das Forças Armadas. Permite a contratação temporária de profissionais de nível superior em especialidades técnico-administrativas (engenharia, arquitetura, contabilidade, administração de empresas, administração hospitalar, tecnologia da informação, estatística, etc). A iniciativa melhora a gestão da segurança pública e libera servidores de carreira para as atividades operacionais.

13 - PL 272/2017: Cria o Programa de Militares Estaduais de Saúde Temporários, à semelhança das Forças Armadas. O programa estabelece contratação célere e qualificada, em áreas específicas e pontuais, com aumento da capacidade de atendimento e sem onerar as despesas previdenciárias do Estado.

14 - PL 273/2017: Institui o Programa de Auxiliar Civil Temporário no âmbito da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, para execução de serviços administrativos na área da segurança pública. Oferece oportunidade de primeiro emprego e formação profissional para jovens concludentes do ensino médio.

15 - PLC 281/2017: Altera a lei que dispõe sobre promoção extraordinária em razão de invalidez permanente ou morte em serviço para adequar o benefício aos servidores remunerados por subsídio.

16 - PL 280/2017: Aperfeiçoa o processo de readaptação dos militares estaduais, permitindo o retorno ao serviço ativo em atividades administrativas compatíveis.

17 - PL 278/2017: Altera a lei que fixa a remuneração por hora-aula nas academias e escolas subordinadas à Segurança Pública, com o objetivo de estimular a prática da docência. Permite, ainda, a contratação de aposentados e inativos, evitando a retirada de servidores de carreira da atividade operacional.

18 - PL 283/2017: Inclui as despesas de pequeno valor para atividades de polícia judiciária e investigação criminal de caráter sigiloso no regime de adiantamento de Numerário. Agiliza e qualifica as investigações.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas