Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:
Paulo Bento
Um dos últimos municípios a emancipar-se de Erechim, Paulo Bento conta com uma população de 2.308 habitantes. Quando emancipamos, éramos insignificantes no âmbito regional. A emancipação, por si só, já trouxe um status de reconhecimento”, pontua o atual prefeito, Pedro Lorenzi. Segundo ele, pela proximidade com o ‘município-mãe’, e de toda a sua logística periférica com Erechim, “Paulo Bento cresceu ao natural e cresceu acima da média regional, nos últimos anos, consecutivamente”.
Atualmente, segundo Lorenzi, Paulo Bento se destaca em vários aspectos da economia. “O destaque, além do agronegócio diversificado fundamentado no minifúndio, é o setor secundário, que cresce com o polo do papel e plástico existente no município, gerando renda e emprego”, destaca.
Para o chefe do executivo, a história de Paulo Bento é intrínseca a de Erechim até o fim do segundo milênio, quando ocorreu a emancipação. “A partir daí andamos com as nossas próprias pernas. Mesmo assim, Erechim pela sua potencialidade social, cultural e econômica dita a história regional, enraizada pelas mais diversificadas etnias, que em qualquer análise que façamos, foram os protagonistas de tudo o que temos, com a grande responsabilidade de cada um de nós continuar fazendo a nossa parte”, finaliza Pedro Lorenzi.