Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:
Ponte Preta
Emancipado de Jacutinga no ano de 1992, o município de Ponte Preta tem uma população de 1.706 habitantes. Sua história iniciou, aproximadamente, em 1910, tendo como nome Lajeado Grande. Passados os anos, viu-se a necessidade de ligar Lajeado Grande a outras localidades: Souto Neto e Linha 7, entre outras, pela construção de uma ponte sobre o Rio Jupirangava. Essa ponte foi construída com o apoio de todas as pessoas. Em pouco tempo essa obra foi concluída, sendo feita com uma suspensão aérea, totalmente de madeira. Para ser mais bem conservada, pintaram-na com um líquido preto, conhecido naquela época como alcatrão, hoje como piche, dando origem ao nome Ponte Preta.
Os primeiros moradores, vindos de Guaporé, Bento Gonçalves, Encantado, Boa Vista e outras cidades, chegaram aqui, aproximadamente, em 1910, encontrando neste local mata fechada, sendo a maioria das espécies Araucária, Cedro, Angico e outras árvores nativas.