15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim 100 anos

Conhecidos os vencedores do Concurso de Crônicas de Erechim

Todos os que participaram com suas crônicas foram agraciados com certificados

teste
PrefeitoJoemirJanaina Secretária Coorden Arquivo HistóricoWanderlei.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font promoveu, na última sexta-feira (18), a premiação do Concurso de Crônicas de Erechim alusivo aos 100 anos do Município. Na solenidade, conduzida pela Coordenadora do Departamento Vanilde Eitutis, autoridades, convidados e os premiados. Todos os que participaram com suas crônicas foram agraciados com certificados e os dois primeiros lugares receberam prêmios oferecidos pelo Caitá Supermercados.  

“A cultura e a educação enobrecem o ser humano. O esforço de cada um deve ser premiado. Por acreditar nisso é que incentivamos e nos envolvemos nesse concurso”. Com essa colocação, Wandelei Dick, subgerente do Supermercado, deu início a entrega dos prêmios e ainda completou “um dos nossos objetivos é incentivar o que é essência, pois nós também temos raízes aqui.”

Ao receber o prêmio de primeiro lugar, Joemir Maria Rosset leu sua crônica que emocionou a todos os presentes.  Um pouco da sua história de vida contracenava com a história da cidade numa narrativa carregada de sensibilidade. “E pensar que me inscrevi no último dia, por insistência de uma amiga. Ia perder essa oportunidade linda que vai ficar pra sempre na minha cabeça!”, disse, realizada, a aposentada vencedora do Concurso de Crônicas de Erechim.

Não menos emocionada e igualmente feliz, Janaina Vargas Dutra, segunda colocada, também encantou com seu relato. A professora que expôs uma parte de sua trajetória em uma crônica comovente, explicou: “Queria homenagear meus pais mostrando o que eles viveram e os sonhos que cultivaram durante tanto tempo”.

A Secretária Municipal Vanir Clara Bombardelli, avalizou os relatos quando ressaltou que “aqui se falou do que se viveu um dia e ficou no coração. Agora essas crônicas também são parte da história do nosso município”. Ao dizer isso, explicou que todos os trabalhos passam a fazer parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal e que os dois primeiros colocados ficarão, durante um mês, em exposição no Supermercado Caitá.

Também tomado pelo clima de resgate histórico da noite, Luiz Francisco Schmidt ressaltou a característica afetiva do Município dizendo que esta justifica histórias como as apresentadas no Concurso. “Essa cidade abraça a quem aqui chega e cada uma dessas crônicas expressa muito bem isso”, finalizou o Prefeito Municipal.  

Publicidade

Blog dos Colunistas