0°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Cirurgião apresenta caso em Congresso Sul Brasileiro de Câncer Bucal

Integração entre a equipe médica e odontológica do Hospital de Caridade permitiu o encaminhamento do tratamento de paciente diagnosticada com leucemia

teste
Na foto, Claiton Tirello com a também cirurgiã dentista,EdelaPuricelli, que ficou conhecida mundialm
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O que parecia ser uma dor de dente acabou se confirmando como uma leucemia. O caso, envolvendo uma paciente de 27 anos, atendida no Hospital de Caridade de Erechim no mês de agosto, ilustrou o painel apresentado pelo cirurgião dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial, Claiton Tirello, durante o VIII Congresso Sul Brasileiro de Câncer Bucal VII Jornada de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, realizado entre os dias 3 e 4 de agosto, em Curitiba, Paraná.

Em sua exposição, Claiton narrou como foi possível chegar ao diagnóstico, reforçando a importância da colaboração entre a equipe médica e odontológica – já tradicional no HC. ‘Meu objetivo foi mostrar a importância multiprofissional do atendimento hospitalar com inserção do cirurgião dentista na equipe. Tendo em vista que a doença em questão (leucemia mielóide aguda) foi manifestada na cavidade oral, se fez vital a aproximação entre os serviços. Felizmente, a partir da intervenção, o devido tratamento foi encaminhado’, pontuou Claiton, em seu painel.

Saiba mais

Leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer nas células do sangue e na medula óssea, região em que as células do sangue são produzidas. Nela, as células mieloides se desenvolvem de forma anormal, formando células malignas que não cumprem sua função de defesa do organismo e se acumulam na medula óssea, atrapalhando a produção das outras células sanguíneas. O quadro é chamado de agudo por ter uma progressão muito rápida dessas células sanguíneas imaturas, logo atingindo outras estruturas como os nódulos linfáticos, fígado, baço, cérebro, medula espinhal e testículos.Este é o tipo mais comum de leucemia em adultos.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas