Jovem. Empreendedora. Independente. Mulher. Bruna Dariva, 30, não cansa de surpreender e inovar. Foi com este espírito que, há sete anos, iniciou a repaginação da antiga agroindústria da família, fundada por seus pais em 1993. Comprometida em ‘nutrir bem’, colocando amor em cada detalhe, Bruna mais do que transformar a ‘Queijos Dariva’ em ‘Niara Laticínios Artesanais’ mudou por completo o conceito do negócio – e parecer ter acertado ‘na veia’.
Hoje, a Niara destaca-se na produção de queijos artesanais (foi a primeira do RS no segmento), e avança em mercados até pouco tempo inexplorados, embalado pelo mantra da alimentação saudável. “A consciência de que o melhor remédio é uma alimentação de qualidade, ganha espaço. A Niara, ao acreditar nisso, direcionou seus produtos para uma linha orgânica, sem utilização de químicos ou conservantes. O sonho, agora, é produzirmos uma alimentação 100% natural. E estamos chegando lá”, projeta a proprietária da melhor agroindústria do Estado, conforme troféu Senar – O Sul, recebido na Expointer 2018.
Expansão
A demanda crescente já motivou um novo e ousado passo – que prevê investimentos de R$ 800 mil para a construção de uma nova fábrica, em Sananduva, capaz de atender todo o Rio Grande do Sul.
Ao mesmo tempo, Bruna, que participa constantemente de cursos e viagens internacionais de aprendizado e trocas de experiências (a mais marcante delas, na França, quando revela ter ‘aberto a cabeça para o mundo’) deve inaugurar nos próximos dias, em Erechim, a ‘Niara Empório Natural’. A loja traz um olhar diferenciado, oferecendo produtos naturais, orgânicos e artesanais direto da agricultura familiar – de queijos, passando por geleias, sucos até copas e salames.
Dia da Mulher
Esta série de atributos vanguardistas, por si só, justificam o espaço de destaque que Bruna Dariva recebe nesta edição especial do Dia da Mulher do Jornal Bom Dia. Contudo, é preciso dizer mais. Justamente por sua juventude e gênero, Bruna penou no começo da caminhada empreendedora. “Precisei provar duas vezes que tinha capacidade e conhecimento. Alguns nem ouviam o que eu tinha a dizer; outros simplesmente complicavam qualquer negociação. Não vou afirmar que foi bom, mas serviu de aprendizado”, conta.
O que a Niara tem
A empresa oferece diferentes tipos de queijos artesanais: com manjericão e tomate seco; colonial temperado com chimichurri; colonial temperado com damasco; colonial ao vinho bordô; colonial com iogurte natural; além do Kefir - cultivado naturalmente, sem nenhum processo industrial.
No entanto, explica Bruna, o cuidado começa bem antes – na seleção dos fornecedores da matéria-prima dos produtos. “Nosso projeto contempla ações em cadeia que buscam fortalecer toda a agricultura familiar. Trabalhamos com aproximadamente 100 famílias, ou seja, a mudança começa na ponta”, reforça. Em parceria com a Emater e com um médico veterinário, o solo é preparado de maneira orgânica e os animais recebem tratamento homeopático. “Isso tudo é pensando na qualidade de vida”, finaliza Bruna – que deu à Niara sua imagem e semelhança.