Durante a homenagem a Tiradentes, na manhã de ontem (18), era possível ver um fundo diferente, emoldurando o protocolo e os discursos. O monumento em homenagem aos 100 anos de emancipação política administrativa de Erechim ultrapassou os tapumes que o resguardava e começa a dar o ar da graça.
O monumento (que está sendo erguido na Praça Júlio de Castilhos) retrata o nosso principal símbolo, o Castelinho, todo feito em tubos de aço inox, representando um período de elevação e ascensão das forças que aqui chegaram para colonizar o município. Em frente ao monumento, um espelho d’água também está sendo construído.
O projeto do monumento foi feito e doado pelo artista plástico Harryson Testa, que estava acompanhando a obra, quando o registro foi feito ontem. Até o final do mês a obra deve ser inaugurada, dentro dos festejos de encerramento do ciclo dos 100 anos que se encerra em 30 de abril.
Falando em festejos dos 101 anos de Erechim, que já estão batendo à porta, não vi nada ainda publicamente da programação. Será que teremos surpresas que estão escondidas a sete chaves?