Fundada em 1971, a Unimed Erechim foi a primeira cooperativa do Sistema Unimed no Rio Grande do Sul. Atualmente, conta com mais de 20 mil clientes, 234 médicos cooperados e mais de 200 colaboradores, além de uma rede de 84 serviços credenciados. Sua sede está localizada no Centro de Qualidade de Vida Unimed, complexo de saúde de 10 mil metros quadrados que compreende todos os processos administrativos e os serviços próprios: Hospital Unimed, Laboratório de Análises Clínicas, Clínica de Fisioterapia, Centro de Diagnóstico por Imagem, Saúde Ocupacional e Medicina Preventiva. Além destes, três Farmácias compõem a infraestrutura própria da Unimed, duas delas estão localizadas em Erechim e uma em Getúlio Vargas.
O presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, relata, em entrevista ao Bom Dia, que inúmeros são os avanços registrados, tanto relacionados à infraestrutura, quanto à gestão. “Em 2014 inauguramos o Centro de Qualidade de Vida Unimed; três anos depois, o Hospital Unimed; e em 2018, a Farmácia Unimed no Bairro Três Vendas. No mesmo ano, revitalizamos a Farmácia Unimed Centro, que inclusive mudou de endereço, e adquirimos a Radisom, reconhecido Centro de Diagnóstico por Imagem de nossa cidade, ampliando o portfólio de serviços”, pontua, citando, ainda, que a gestão teve expressiva evolução, um dos legados do ex-presidente Alcides Mandelli Stumpf, que ficou à frente da Unimed Erechim por 15 anos.
Entre as diversas ações está a implementação da Governança Corporativa, a criação de plataformas de inovação, o estabelecimento de mecanismos de gestão de riscos, compliance, gestão do conhecimento, segurança da informação e gestão por processos, além da consolidação de práticas de responsabilidade socioambiental. “Também qualificamos nosso relacionamento com o cliente e potencializamos a participação dos médicos cooperados na gestão da cooperativa. Tudo isso nos conduziu à recertificação no mais alto nível do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, da ANS, além de inúmeras outras premiações e reconhecimentos”, ressalta.
Números da Unimed
Aproximadamente 1.500 pessoas passam pelo Centro de Qualidade de Vida Unimed todos os dias. Em 2018 foram registrados mais de 303 mil exames laboratoriais; 13 mil exames no Centro de Diagnóstico por Imagem; 2,6 mil atendimentos no Hospital Unimed; 86 mil atendimentos nas Farmácias; 5,1 mil pessoas sob nossos cuidados na Saúde Ocupacional; 3,3 mil clientes gerenciados em programas do Serviço de Medicina Preventiva; e 27 mil sessões de Fisioterapia. Em todos os serviços registramos grau de satisfação do cliente acima de 94%, com destaque para o Hospital Unimed, que alcançou 99,5% na última pesquisa realizada.
Desafios
De acordo com Leães, o principal desafio é manter a Unimed Erechim crescendo. “E o que fazemos com os desafios? Transformamos em oportunidades. Não tememos o futuro porque agimos com planejamento e tomada de decisões colegiadas, afinal somos uma cooperativa”, destacou. Neste momento, afirma o presidente, a atenção está concentrada em oferecer a melhor experiência para o cliente, garantir a sustentabilidade do negócio e o ganho do cooperado. “Para isso, contamos com profissionais altamente capacitados, íntegros e conhecedores dos processos que lhes cabem nos níveis diretivo, administrativo e demais funções de apoio. Com essa força de trabalho seguiremos líderes diante de um ambiente cada vez mais competitivo”, enfatiza.
Perspectivas
O presidente da Unimed reforça que a identidade cooperativista sempre conduz o grupo à união de esforços em prol do coletivo. “Entendemos que esse é o caminho a ser seguido, com planejamento e alinhamento aos objetivos da região. Nesse contexto, é importante atentar para a mudança na demografia, especialmente ao perfil do novo idoso”, salienta.
Na Unimed já são desenvolvidas práticas que propiciam o envelhecimento saudável e ativo. Inclusive, foram oferecidos cursos gratuitos de formação de Cuidadores de Idosos, em 2018. A Atenção Integral à Saúde também é um tema de grande relevância, por atuar de forma preventiva e encorajar a adoção de práticas saudáveis. “Nesta frente também já estamos atuando, por meio do movimento nacional Mude1Hábito. Enfim, são inúmeras rotas a serem traçadas, visando o atendimento de qualidade, condições de trabalho médico e sustentabilidade do setor de saúde”, acrescenta Leães.