13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Emater/RS-Ascar capacita associados de cooperativas de leite do Alto Uruguai

teste
Cooperval
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Os desafios para a atividade leiteira e as Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tratam das as novas exigências de qualidade do leite, pautaram a atividade técnica realizada com produtores de Benjamim Constant do Sul, nesta quinta-feira (11/07), no salão paroquial. A atividade integra as ações operacionais do programa Mais Gestão, executadas pela Emater/RS-Ascar e efetuadas através de um contrato de parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O Programa abrange 124 cooperativas. Na região administrativa do Escritório Regional de Erechim são contempladas dez cooperativas, entre elas a Cooperativa dos Pequenos Agropecuaristas de Erval Grande (Cooperval). O objetivo é qualificar as ações em seis áreas funcionais dos empreendimentos: governança, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de produção e processos, gestão comercial e gestão socioambiental. 

Com a Cooperval, a Emater/RS-Ascar está realizando uma rodada de reuniões com os associados, focando na área de produção e processos. O doutor em Agroecossistemas e assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso, e o médico veterinário Frederico Modri Neto, da Unidade de Cooperativismo de Erechim, repassaram informações sobre qualidade do leite e a conjuntura atual e perspectivas futuras da atividade leiteira. Também foram abordados os fatores que influenciam a percepção e o sucesso do produtor de leite

Conforme Vilmar Fruscalso, adotar um sistema bem definido de produção, profissionalizar-se, buscar assistência técnica qualificada e continuada, aliado à estipulação de metas com autorresponsabilidade são fundamentais para o sucesso da granja leiteria.

Para a diretoria da Cooperval, o Programa Mais Gestão é uma grande oportunidade de aperfeiçoar as mais variadas áreas funcionais, principalmente no setor de produção e processos, onde é trabalhada a capacitação dos associados. A reunião técnica contou com a presença do vice-presidente da Cooperval, Giovani Tessaro, e técnicos da cooperativa.

Além de Erval Grande, as reuniões técnicas já foram realizadas em Faxinalzinho, Itatiba do Sul Barão de Cotegipe, São Valentim e Benjamim Constant do Sul, com a participação mais de 150 associados. 

Além da Cooperval, as atividades de qualificação na área do leite do Programa Mais Gestão estão sendo desenvolvidas com as cooperativas Copaal (Aratiba) e Casa (Sananduva).

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas