23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Empresa usa água da chuva para lavar os carros

Sandro afirma que já chegou a reduzir até 40% do consumo mensal de água. O proprietário da lavagem quer agora aperfeiçoar o sistema, aumentar a quantidade captada, quer fazer a caixa encher mais rapidamente, aproveitando ainda mais cada precipitação

teste
Sandro quer ampliar o sistema de captação da água da chuva
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller

Existem muitas tecnologias de baixo custo que possibilitam o reaproveitamento dos recursos naturais. Essas iniciativas trazem um impacto positivo no dia a dia das pessoas, economia financeira e contribuem efetivamente para a preservação da natureza. Uma dessas técnicas é reutilizar a água da chuva tanto nas empresas como nos domicílios para molhar plantas, lavar calçadas e, também, automóveis.

Foi o que fez Sandro Abranchuk, proprietário de uma lavagem de automóveis em Erechim, que trabalha nesse ramo desde 2012. Ele despertou para a necessidade de captar água da chuva desde que iniciou na atividade. “No início tinha a ideia, mas não tinha o sistema instalado, os equipamentos necessários para poder captar e aproveitar a água da chuva”, conta.

Faz uns três anos que Sandro começou a usar efetivamente a água da chuva para lavar os carros. “Coloquei a caixa d´água e fiz a captação”, afirma. Ele lava em média de 350 a 400 carros por mês e pensou em captar água da chuva porque estava gastando muito, o objetivo foi economizar e teve resultados positivos.   

Sandro afirma que gasta geralmente por mês de 30 a 40 metros cúbicos de água. “Chovendo, a caixa de cinco mil litros vai enchendo e dependendo da quantidade de chuva cheguei a reduzir até 40% do consumo mensal de água. É uma boa redução”, diz.

Para Sandro é importantíssimo usar a água da chuva, porque envolve a questão ambiental e diminuição de água tratada. 

Conforme Sandro, no caso dele, é preciso ter uns cuidados para utilizar a água captada da chuva, e um deles é ter um filtro para não ficar sujeira e danificar a máquina de lava-jato, que trabalha com pressão. “Esse aproveitamento é bom para tudo, desde a questão econômica até a própria redução do uso de água tratada”, comenta.  

Ele enfatiza que o investimento num sistema para captar água da chuva não é elevado e se paga ao longo do tempo, já que a água da chuva está sempre sendo utilizada. O proprietário da lavagem quer agora aperfeiçoar o sistema de captação, aumentar a quantidade captada, quer fazer a caixa encher mais rapidamente, aproveitando ainda mais cada precipitação.   

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas