Neste mês de agosto, a Escola Estadual de Educação Básica de São Valentim comemorou 60 anos de existência. Criada em 1962, com o decreto n° 13.321 de 16/03/1962, o que era apenas um grupo escolar, se tornou uma escola estadual. O primeiro prédio foi construído em um terreno doado pelo então prefeito Salin Farret, local em que a escola permanece até os dias atuais.
De 1962 a 2022 muita coisa mudou, foram construídos mais prédios, a escola que só oferecia ensino fundamental passou a ter uma extensão do curso de contabilidade, vindo da escola Barão do Rio Branco de Erechim. Pouco depois a escola passou a oferecer ensino médio e turmas de jardim de infância.
Pertencente à 15ª Coordenadoria de Educação, hoje a escola de São Valentim possui 24 professores e funcionários e 130 alunos. Atende os anos finais, do 7º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio.
Reconhecimento
A escola já teve 13 diretores, estes que foram homenageados no jantar em comemoração ao aniversário da escola, que aconteceu no último sábado (20), em São Valentim. De acordo com a atual diretora, Eliane Rosa Polli, homenagear os ex-diretores foi um momento emocionante de agradecimento, “precisamos olhar com carinho e reconhecimento para a escola e valorizar quem passou por aqui”, frisa.
Hoje, ao completar 60 anos, a Escola Estadual de Educação Básica de São Valentim é uma escola moderna, aparelhada e está com o suporte necessário que uma escola precisa ter.
Para a professora de Ciências, Biologia e vice-diretora, Elaine De Marco, participar dos 60 anos da escola é participar de uma história desenvolvida com dedicação e responsabilidade. “Ao longo desses anos a escola sempre se preocupou com a formação ética e profissional de seus estudantes. Nós professores, buscamos desenvolver nossa missão da melhor forma possível”, destaca.
A diretora Eliane lembra que ao longo das seis décadas, mais de 5 mil alunos passaram pela escola, “são mais de 5 mil famílias que aqui estiveram, a escola é pertencente do município. E o que mais me emociona é que os professores exercem essa profissão espetacular com maestria, nossa escola possui funcionários em todas as áreas que são exemplares e dedicados”, diz.
Eliane ainda termina dizendo: “comemorar estes 60 anos é comemorar a educação!”.