25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Uso popular e medicinal da árvore açoita cavalo “para tratamento de reumatismo e artrite....”

teste
ROBERTO FERRON.jpeg
Por Roberto Ferron
Foto Divulgação

Chegou a hora de revelar o suspense, a tal Lueha divaricata Mart, da família das Malvaceae, é uma árvore conhecida no meio rural como “açoita cavalo, çoita, açoita, pau-de-canga, pau-de-estribo, ibatin-gui, ivatinga, ivatingi (guarany) e ka’a oveti”. O nome comum pode variar de região por região, ou até mesmo países. Mas, o nome cientifico (acima em negrito, escrito em latim), é um só em qualquer lugar.

É uma planta arbórea, secundária que é encontrada na vegetação ombrófila, da mata de cipó e da floresta decídua muito comum na região do Alto Uruguai e grande parte do nosso Estado. Ela é caducifólia, apresenta crescimento médio e lento.

Planta tem ação contra reumatismo e artrite (inflamação das juntas), tumores, feridas, acne, hemorragia, disenteria, é diurética (atua na eliminação do sódio ajudando a tratar hipertensão e insuficiência renal),  anti-inflamatória e digestiva, além de ser indicada para o tratamento de ansiedade.

Para que serve o chá das folhas?

Na Argentina, suas folhas, em forma de chá, são usadas para alívio de resfriados, catarros e dores na garganta. Tem ainda finalidades curativas, os índios do Paraná e de Santa Catarina usam a casca e folhas no tratamento do câncer, de bronquite, gastrite, má digestão e como vermífugo, e ainda para descolorir o cabelo.

Para que serve o chá da raiz

Adstringente, diurético, anti-inflamatório, reumatismo, artrite, cicatrizante, antifúngica, antibacteriana, antiproliferativa, artrite, disenteria, hemorragia, reumatismo, leucorreia, tumores, feridas, acne, lavagem vaginal.

Para que serve o chá da casca (filetes abaixo da casca):

Da mesma forma serve para combater reumatismo, artrite, cicatrizar feridas e espinhas (acne), e também as atividades antifúngica, antibacteriana.

Para que serve o chá das flores

As flores, em forma de chá, são usadas como sedativo.

Como fazer o chá e dosagem indicada:

- o chá da casca ou raiz em decocção (ferver a água), deve-se colocar umas cinco colheres de sopa em uma caneca com água, e deixar ferver por 3 minutos. Após, desliga-se o fogo e aguarde por 15 minutos, complete com água até a quantidade de um litro. Tomar durante o dia.

- fazer o tratamento por 7 ou 15 dias. Aguarde uma semana, e volte repetir o tratamento. E em mais outra oportunidade (três tratamentos). A eficiência está em fazer o tratamento correto e continuado, como se fosse usar a medição química.

- o chá das folhas e flores em infusão (colocar estas em água quente, e deixar até amornar ou esfriar, nunca ferver a água com as partes junto, pois são tenras e moles). Deve-se colocar 3 a 5 folhas ou flores em uma caneca com água, e levá-la ao fogo, quando atingir 70 ºC ou começar a soltar bolhas (inicio da fervura), desligar e colocar as folhas e flores nesta água quente, aguardar amornar ou esfriar e completar até um litro de água. Tomar durante o dia.

- o tratamento e período deve ser da mesma forma acima descrito.

Há um ditado que diz: o remédio e o veneno podem ser da mesma origem, o que o torna bom ou ruim a saúde, é a sua dosagem.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas