Fotografias, relembram histórias. Histórias, remetem às raízes. E as raízes, à cultura. Cultura, é um sinônimo de história, e de história a família Palma entende. Regados de sorrisos sinceros, olhares puros, e uma alegria contagiante. Uma família numerosa, que necessitava de apenas uma coisinha, - reencontros. Afinal, quem é que não gosta de se aproximar, rever, abraçar, e sentir que aquela pessoa que faz parte da sua história está bem. Tudo isso, é história, é cultura.
As raízes da família Palma
‘Filó’, nada mais é que ‘festa’, ‘celebrar’. Na cultura italiana, também representa a família, momento de reunir-se e vivenciar as raízes da história de seu povo. A música, o canto, as brincadeiras, a polenta e o bom vinho fazem a alegria do filó. Mas além disso, a oração é o suporte da fé, é a base do crescimento familiar.
Natural de Quatro Irmãos/RS, a família Palma sempre possui esse espírito de cultuar as tradições que compõem a vida de cada um. Em 1938 nasce o primeiro encontro da família, ainda organizado pelos precursores de toda trajetória até aqui, - Amelio Palma e Angelina Belusso Palma. Mas a cada tic-tac do relógio, é uma história a ser gravada na memória. ‘Papai e mamãe’, seguiram em outro plano, e o dever de casa para seguir com os encontros, foi passado aos 10 irmãos. Tarefa nada difícil para eles, afinal, a família cresceu ainda mais, e para eles, passar essa tradição aos futuros descendentes, é um sentimento de orgulho.
A família Palma vive
O quão significativo é segurar em mãos uma fotografia que retrata uma história de vida? E o quão mais gratificante é poder chegar em um local em que a sua história iniciou? É como ter a oportunidade de abrir um portal, e reviver tudo novamente, - voltar no tempo. Sem perder tempo, - ou melhor, sem deixar-se perder no tempo -, os 10 irmãos unidos pelo amor e pela história criaram o memorial da família Palma. A casinha, tão simples, onde todos foram criados, alfabetizados e educados, virou o livro de histórias da família, e o espaço para os reencontros. “Antes de tornarmos esse local em um memorial, sempre nos reunimos onde algum da família estaria comemorando o seu aniversário. Então acabava que rodávamos o Brasil inteiro para nos encontrar. E o memorial é o nosso ponto de encontro. Aqui nós nos reunimos, aqui é a nossa raiz - a mais forte possível”, conta Nelson Palma, integrante e organizador do evento.
Na casa, onde agora é o memorial, encontram-se diversos objetos que fizeram parte da família. O berço, produzido em madeira, em italiano chamado de ‘la cuna’, o fogão a lenha, que possuía um valor gigantesco, pois era o protetor da família durante o inverno tremendo. As fotografias, telefones e outros, assim como também ela, a patente.
16º encontro dos Palmas
Palma, significa inteligência, harmonia, segurança e proteção. Nem é preciso dizer, - aqui a sensibilidade e o cuidado são a base do convívio. E é com esse cuidado, que no dia 14 de janeiro aconteceu no memorial da família Palma, - interior de Quatro Irmãos, o 16º encontro da geração Palma. Lá, estavam os 10 irmãos, vivendo cada momento com muita afeição. “Essa é a nossa maior razão, de praticar esse regaste, trazer o passado para o futuro. De mostrar para as novas gerações, como era, como construímos nossa história. É uma emoção que não cabe dentro da gente”, comenta Nelson. Logo cedo, os familiares e amigos próximos foram recepcionados por um típico café. Em seguida, ocorreu a reunião familiar, onde cada um pôde falar sobre o encontro, e após apresentações preparadas pela família. Na sequência todos se reuniram para registrarem o momento, com a foto oficial do reencontro. E assim, começou a festança, churrasco, chopp e muita risada, - ah, e claro, música também. Além do 16º encontro da família, foi comemorado o 4º encontro do memorial.
O local de histórias
O espaço da família Palma, é um local visitado por estudantes, para que entendam a necessidade da preservação histórica. Além de conter objetos que possuem mais de 80 anos, a parte externa conta com placas educativas, além de ambiente em meio a natureza que pode ser desfrutado.