O município de Ponte Preta realizou a contagem das perdas nas lavouras devido à estiagem. As perdas já chegam a R$ 16.903.680,00, os dados foram fornecidos pelo escritório municipal da Emater. Na cultura de milho a estimativa é de perda de cerca de 60%, na cultura da soja 20% e na produção de leite também 20%.
De acordo com o levantamento da Emater, as lavouras de soja estão com atraso no plantio e as que estão plantadas estão secando, reduzindo a sua produtividade.
Conforme o Coordenador da Defesa Civil, Joceli Nazzari, várias ações já foram desenvolvidas para amenizar os efeitos da estiagem que mais uma vez está atingindo Ponte Preta. Joceli destaca, ainda, que em conjunto com as secretarias municipais, os trabalhos de enfretamento e ajuda a comunidade continuarão.
O município através do Decreto Municipal nº 2.596 de 06 de fevereiro de 2023, encaminhou a documentação para a homologação estadual do pedido de situação de emergência e assim, buscar recursos para minimizar as perdas dos agricultores.